Home » Demais assuntos » Cidade da Noruega instala espelhos para ter sol durante o inverno

Cidade da Noruega instala espelhos para ter sol durante o inverno

A cidade de Rjukan, na Noruega, é daqueles lugares que têm muitas consoantes, longos invernos e muito pouco sol. A cidade fica em um vale próximo às Montanhas Gaustatoppen, e fica sem luz solar durante quase 6 meses por ano.

6 anos atrás

Espelho

Crédito da imagem: Projeto Espelho.

A cidade de Rjukan, na Noruega, é daqueles lugares que têm muitas consoantes, longos invernos e muito pouco sol. A cidade fica em um vale próximo às Montanhas Gaustatoppen, e fica sem luz solar durante quase 6 meses por ano. A partir do próximo inverno, no entanto, espelhos garantirão sol na cidade pela primeira vez na história.

A instalação do Projeto Espelho está em fase final, e custou 5 milhões de coroas norueguesas (em torno de 830 mil dólares). Instalados na montanha, os espelhos irão refletir os raios solares na praça central da cidade, para que os moradores não precisem ir muito longe para tomar um sol. Sensores automáticos irão ajustar o ângulo dos espelhos para garantir a maior quantidade possível de sol todos os dias.

A ideia é antiga, tem mais de 100 anos. Como não havia tecnologia para isso, Sam Eyde, um dos fundadores da empresa de energia renovável Norsk Hydro, optou por construir um carro teleférico capaz de carregar as pessoas até o topo das montanhas. O sistema ainda funciona, mas agora foi possível tornar a antiga ideia dos espelhos realidade.

A Noruega não é o primeiro país a usar essa técnica, ela já existe em Viganella, na Itália, próximo aos Alpes, e também em Rattenberg, na Áustria.

Fonte: The Huffington Post

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários