Meio Bit » Arquivo » Games » Controlando Drones em primeira pessoa com o Oculus Rift

Controlando Drones em primeira pessoa com o Oculus Rift

Fabricante de Drone utiliza o óculos de realidade virtual para operar o voo com imagens em primeira pessoa.

11 anos atrás

fpvrift

O Oculus Rift é uma espécie de headset com visores independentes para cada olho, capaz de criar realidades virtuais em 3D, feito originalmente para games. Ele vem se tornando popular há algum tempo, e ganhou bastante notoriedade por causa de um vídeo que mostra uma senhora de 90 anos descobrindo o que é a realidade virtual. Recentemente o aparelho ganhou até um game erótico com inspiração em Mass Effect.

É, mas o Oculus Rift não foi feito só para melhorar a experiência de videogames, não. Erik Torkel Danielsson, um dos fundadores da empresa Intuitive Aerial, resolveu utilizar o gadget para pilotar um de seus modelos de drones. No caso, um hexacóptero chamado Black Armor Drone, projetado para fazer fotografias aéreas.

Para fazer tudo funcionar junto, eles prenderam uma espécie de caixa embaixo do drone, com duas câmeras gravando ao vivo, mais um laptop dentro. O vídeo era codificado e transmitido pelo laptop por WiFi, para uma base no chão. O computador em terra recebia as imagens e enviava em tempo real para os visores do Rift. Sim, parece meio bagunçado, mas o sistema funcionou sem erros, com delay de aproximadamente 120 milissegundos, o que é decente para um voo no qual o piloto está usando um visor em primeira pessoa. E ainda assim, é legal ver gente que está usando o Oculus Rift de formas cada vez mais inovadoras.

Assista abaixo um vídeo que mostra o primeiro voo feito pela equipe:

[youtube

Fonte: Hack a Day.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários