Meio Bit » Arquivo » Mobile » Histeria do Dia: NSA incluiu spyware no Android? Spoiler: Não.

Histeria do Dia: NSA incluiu spyware no Android? Spoiler: Não.

Momento vergonha alheia: a mídia não-especializada está histérica denunciando que a NSA incluiu spyware no Android. Por mais que fosse divertido noticiar isso, lamento informar mas é mentira. A verdade é que o Android é imune e a NSA *não* é a vilã, dessa vez.

11 anos atrás

obamadomalopspleonasmofoimal

Resumo da História, se a gente ganhasse grana da Apple para falar mal de Android: a NSA, Agência-Vilã da vez, exposta pelo nerd fofoqueiro Edward Snowden espiona as telecomunicações de milhões de pessoas nos EUA e no resto do mundo. Governo e empresas negam ter conhecimento mas teriam se deitado com a NSA, permitindo acesso a seus dados.

Agora é comprovado que o sistema operacional Android possui componentes escritos pela NSA. O Google teria aceitado as inclusões e todo celular novo rodaria programas misteriosos, talvez copiando seus dados, talvez compartilhando suas fotos, etc, etc, privacidade, etc, homens de preto, bla bla Android malvado, Apple boazinha não permite isso, etc.

(pausa de 5 min esperando o depósito do Tim Cook. OK, não entrou. Expliquemos então)

As declarações da NSA não ajudam: em um artigo histérico da Bloomberg, o ingênuo pesquisador da NSA, Stephen Smalley, declara que os benefícios do programa da NSA são “normalmente invisíveis aos usuários”. Sim, a NSA está rodando “programas invisíveis”.

No Zero Edge o autor, escrevendo com o pseudônimo Tyler Durden ironiza as afirmações de que os módulos da NSA são legítimos, envolvem segurança (uma área que, convenhamos, eles conhecem) e ignora que a agência contribui com vários projetos Open Source.

Sim, a palavra-mágica aqui é Open Source. Na histeria Anti-NSA estão decretando apocalipse por causa de contribuições públicas a um projeto Open Source. Em um desconhecimento que faz Richard Stallman chorar, estão tratando código aberto como uma caixa-preta, em uma espécie de FUD – Medo, Incerteza, Dúvida que só funciona se você não entender o conceito fundamental do Open Source, que é ele ser Open, catzo.

Mais ainda: A NSA tem sua própria distro Linux, a Security-Enhanced Linux, desde 22/12/2000, o que prova que são nerds de verdade, ninguém mais comitaria um software no meio do Recesso de Natal.

A NSA é implacável, insidiosa, misteriosa, não respeita leis, fronteiras, pessoas? Com certeza, faz parte da descrição de qualquer boa agência de espionagem, mas ao menos nessa eles estão limpos.

relacionados


Comentários