Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Review de Acessório - Beauty Dish genérico

Review de Acessório - Beauty Dish genérico

Resenha do Beauty Dish, um acessório de iluminação de estúdio fotográfico que faz a difusão de luz apropriada para destacar bem os detalhes da cútis (feição, maquiagem) das modelos.

11 anos atrás

Todo mundo sabe que o mundo da fotografia é muito caro. Qualquer acessório que você queira comprar para seu estúdio vai lhe custar os olhos da cara e,esse custo, pode até  tornar inviável a compra para quem está começando. Por isso que muito na fotografia é resolvido através da gambiarra ou das soluções Tabajara. Desde o começo do ano eu direcionei minha produção fotográfica para três segmentos: retrato, nu artístico e ensino de fotografia. No começo pode ter sido uma decisão meio maluca, mas me sinto muito mais feliz com isso. Então, tomada a decisão, era hora de municiar o estúdio para a atividade. Uma das atitudes que coloquei em meus planos foi comprar um difusor Beauty Dish.

O Beauty Dish é um acessório de iluminação que visa fazer uma difusão de luz. Ele parece com uma panela e pode ser utilizado com ou sem um difusor de tecido colocado na frente. A ideia é criar uma luz mais dura, porém ainda suave. É muito utilizado em retratos e fotos de beleza por criar uma iluminação direcionada e destacar bem os detalhes da maquiagem e da própria feição da modelo. O problema é encontrar o acessório por um bom preço no Brasil. No site da Atek o modelo produzido pela empresa (com diâmetro de 480 mm) está custando R$ 299,00. Embora não seja dos mais caros acessórios de estúdio, ainda assim comecei a procurar uma versão genérica do produto. O meu problema era a questão do encaixe que teria que ser o mesmo dos flash que utilizo no estúdio. Existem acessórios universais que são utilizados com uma cinta no corpo do flash, mas acho aquilo muito feio.

Procurando pela internet acabei achando um modelo a venda no Mercado Livre pelo valor de R$ 190,00 feito em alumínio e pintura eletrostática com 460 mm. O melhor é que ele era completamente compatível com o encaixe dos flash Atek e não iria precisar de nenhuma adaptação. Ao receber o produto pelo correio, mesmo sabendo do tamanho, a gente assusta um pouco. O principal é o peso considerável do brinquedo. O Beauty Dish, como já disse, parece uma panela com um pequeno rebatedor interno que pode ser regulado para deixar a luz mais concentrada ou mais dispersa. Fora isso existe um difusor externo feito de tecido.

beauty_Dish_b beauty_Dish

Quando preso ao flash o peso do acessório não é problema, pois vai ficar fixo no estúdio, mas recomendo que o tripé seja o mais resistente possível, pois os modelos mais baratos chegam a ficar um pouco tortos por conta do peso, o que pode ocasionar o tombamento do tripé com o flash, então é melhor não arriscar.

beauty_Dish_c beauty_Dish_d

Porém, o mais importante é o resultado da iluminação proporcionada. Para isso nada melhor do que um teste prático no estúdio. Aqui estão duas sessões fotográficas onde utilizei o Beauty Dish genérico e o resultado pode ser visto abaixo. Embora todo mundo diga que ele tem que ser utilizado de forma frontal e mais ou menos na altura da modelo, decidi quebrar as regras e utilizar ele com variações de posição.

beauty_Dish_e beauty_Dish_f

A luz é bem diferente do que poderia conseguir com uma sombrinha, embora não espetacularmente melhor. É apenas diferente e direcionada para um tipo de fotografia específico. Gostei do resultado. Bem suave e ao mesmo tempo produzindo zonas de sombras bem interessantes.

beauty_Dish_g beauty_Dish_h

As quatro fotos aqui postadas não possuem ajustes para poder mostrar bem o efeito da que o difusor pode propiciar. Apenas converti o RAW para JPEG. As fotos foram feitas com um flash Atek 200 W Master e com uma Nikon D90 com lente 18-105 mm.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários