Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Imprima em 3D e monte sua própria câmera SLR

Imprima em 3D e monte sua própria câmera SLR

Designer cria projeto que permite que qualquer pessoa imprima e monte sua própria câmera SLR.

11 anos atrás

3dslr01

Sobre câmeras fotográficas, eu entendo que a tendência é que tudo migre para o digital. Muitas empresas sequer fabricam mais câmeras de filme tradicionais, ao menos não para o público comum, mas muita gente ainda é fã desta modalidade de fotografia.

Para os que fazem parte deste time, uma boa notícia: o designer Léo Marius teve uma ideia na pegada "Faça-Você-Mesmo", com instruções para que qualquer pessoa possa imprimir em 3D e montar sua própria câmera SLR.

O passo a passo do projeto, chamado OpenReflex, foi publicado no site Instructables. A câmera aceita filmes de 35 mm e funciona com qualquer lente, através dos devidos adaptadores. Ainda assim, já que se trata de um projeto aberto, qualquer fotógrafo pode modificá-lo da forma que lhe sirva melhor.

3dslr034

Marius estima que o custo dos materiais esteja em torno de US$ 30, incluindo o plástico, o espelho interno, e uma pasta de borracha (como a Sugru) para vedar completamente a câmera, evitando a entrada de luz. O valor é este, desde que você tenha acesso a uma impressora 3D. Tudo bem que a impressão de todas as partes dura umas 15 horas, então mesmo que você precise alugar uma impressora, o custo total não deve ser muito alto.

Tá, mas e o resultado final das fotografias? Qual a qualidade das fotos? Bem, a OpenReflex permite fazer fotos que lembram bastante as imagens feitas com lomografia (câmeras automáticas de baixo custo), mas assim que o desenho da caixa for melhorado, a qualidade tende a ser melhor, evidentemente.

3dslr02

O filme a ser usado ainda não pode pra ser impresso em 3D e não lembro de cabeça lugares físicos que ainda vendam este tipo de produto. Mas online é fácil de encontrar. Caso você monte uma câmera dessas, ou tenha algum projeto parecido, compartilhe com a gente aqui nos comentários.

Fonte: PetaPixel

relacionados


Comentários