Perdemos Douglas Engelbart, um dos criadores do mouse e pioneiro da computação

Crédito da imagem: reprodução.

Crédito da imagem: reprodução.

Douglas Engelbart, pioneiro da computação e um dos responsáveis pela criação do primeiro mouse, faleceu na última terça-feira, 2 de julho, aos 88 anos.

A morte foi confirmada por sua filha Christina Engelbart através da lista de email “Pessoas Interessantes”, mantida pelo professor de ciência da computação Dave Farber, da Carnegie Mellon:

Estou muito sentida ao informar que meu pai faleceu calmamente em casa enquanto dormia durante a noite passada. Sua saúde vinha enfraquecendo ultimamente, e piorou durante o final-de-semana.

Ele foi um dos envolvidos no desenvolvimento da ARPANET, que veio a dar origem a atual internet. Em 1968 apresentou a “mãe de todas as demonstrações” no Instituto de Pesquisas de Stanford (SRI), em Menlo Park, na Califórnia. Ali já se via o ancestral do mouse que você está acostumado a utilizar, em uma estação de trabalho batizada de NLS.

NLS

Estação de trabalho NLS. Crédido da imagem: Computer History Museum.

Esse trabalho, considerado seu mais importante, começou em 1959, quando desenvolveu tecnologias-chave que são utilizadas até hoje, incluindo o hipertexto (os links que utilizamos até hoje), a tela compartilhada, múltiplas janelas e video-conferência.

O vídeo abaixo mostra a famosa apresentação. A parte boa começa aos 4:45 e é impressionante ver o cursor em uma tela preto e branco anos antes da existência até mesmo do DOS.

Fonte: AllThingsD.

Relacionados:

Autor: j. noronha

Blogueiro em tempo integral e gênio nas horas vagas.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples