Meio Bit » Arquivo » Games » Vapor do dia: portugueses prometem lançar console "revolucionário". Pegadinha, um novo Zeebo ou algo melhor?

Vapor do dia: portugueses prometem lançar console "revolucionário". Pegadinha, um novo Zeebo ou algo melhor?

Grupo português promete revelar "console revolucionário que mudará a indústria" no fim de julho. Seria brincadeira ou algo próximo do que era o Zeebo?

11 anos atrás

gogoni-zeebo

Calma, nós não ficamos loucos a ponto de publicar piadas fora do 1º de abril. O caso é que até onde se sabe a história é sim séria, apesar de ter todo um contorno humorístico voluntário (e involuntário) por parte da equipe dona da ideia.

O caso é o seguinte: um projeto chamado Barra 404 entrou em contato com a equipe portuguesa do site Eurogamer divulgando seu misterioso console de videogame, descrito por eles como sendo "o melhor do mundo, e com especificações de hardware que são uma revolução". O console será apresentado no bConsumer 2013, uma conferência própria que será realizada no dia 31 de julho na cidade de Olhão, nos Algarves.

Segundo o projeto o console será extremamente rápido e que haverá a possibilidade de expandir sua memória RAM (algo como o Piston, talvez?), o que melhorará a performance da execução da mídia, que será DVD. Sobre a performance, os desenvolvedores afirmam que "os gráficos serão impressionantes, sendo dito que será difícil distinguir a realidade da ficção". O console também está alinhado com o meio ambiente, já que será feito de materiais reciclados.

A partir daí choveram críticas tanto aos desenvolvedores quanto ao Eurogamer, acusando o site de publicar piadas. Em sua defesa, a equipe disse que fez apenas a obrigação de divulgar, pois haviam sido contactados pelos membros do projeto. Do lado da Barra 404, em uma atualização em seu tumblr eles disseram que apesar de parecer brincadeira, o console é real e será apresentado de fato no fim do mês.

Eu fico com um pé atrás devido a arrogância da equipe ao dizer que seu console será "o melhor do mundo" (a decisão por mídia de DVD é deveras estranha), mas não é tão difícil assim um console de menor capacidade dar as caras, ou mesmo um console Android como o Ouya e o Gamepop. Se real, ele poderia vir a ser uma opção interessante para mercados emergente e poderia acertar onde o Zeebo falhou.

A ideia do console era boa, não possuir mídia física e se conectar à rede para adquirir os jogos. Porém ele dependia de uma rede 3G exclusiva, e quando ela foi fechada no Brasil, o console simplesmente morreu. Se o console do grupo Barra 404 se conectar via Wi-Fi e for movido a Android, de cara terá a acesso aos jogos da Google Play.Entretanto, se for restrito apenas a jogos de DVD será uma piada sem graça pior do que o Zeebo foi.

Fonte: Eurogamer Pt.

relacionados


Comentários