Home » Ciência » Espaço » Faiô.

Faiô.

Shit Happens, como dizem por aí. No caso uma verdadeira chuva de shit, com a explosão de um foguete russo Proton, levando satélites de navegação. Well, o vídeo é lindo.

6 anos atrás

RUSSIA MISSILE

Por mais que o espectador médio se entedie, a verdade é que exploração espacial é algo incrivelmente perigoso. Hoje há menos acidentes graças a uma quantidade imensa de sistemas redundantes. A própria cápsula Dragon teria sido perdida no último lançamento se os nerds não tivessem salvado o dia (sempre eles) reprogramando a cápsula para manobrar com um único conjunto propulsor, dos 4 existentes.

Agora foi a vez dos russos. De novo. Um foguete Proton-M explodiu de forma espetacular ontem, ao decolar do Cazaquistão. Fontes imaginárias suspeitam de contaminação por Potássio.

O Proton-M levava 3 satélites Glonass-M, o equivalente russo do sistema GPS. segundos após a decolagem algo deu errado, depois deu mais errado, depois F&*#$&*# tudo, para usar terminologia científica. Não ficou claro se o foguete foi autodestruído ou se destruiu sozinho, mas dá para perceber que a carga se solta antes da explosão. Também não temos informações se algo foi recuperado.

[ATUALIZAÇÃO]

O César achou um vídeo mais épico ainda!

TheMrSuslov — Crash rocket “Proton-M” with 3 Glonass spacecraft / Аварийный пуск “Протон-М” 02.07.2013

relacionados


Comentários