Nokia deve adotar Android para manter-se no mercado, recomenda analista

Nokia e Microsoft

Stephen Elop e Steve Ballmer selando o negócio entre Nokia e Microsoft. Crédito da imagem: reprodução.

O declínio da Nokia nos últimos tempos é atribuído por muitos à sua dependência da plataforma Windows Phone nos seus smartphones. Agora um analista argumenta que se a Nokia tem alguma esperança de se manter competitiva, deve abraçar a produção de dispositivos com Android.

O analista Pierre Ferragu, da Bernstein Research, afirma que é urgente uma ação por parte da Nokia, antes que seja tarde demais. O gradual desaparecimento dos celulares tradicionais e a pesada concorrência chinesa nos “burrofones”, aliados à falta de clientela interessada no Windows Phone, pode custar muito dinheiro à Nokia em um futuro próximo e tornar praticamente impossível uma reestruturação em alguns anos.

A parceria com a Microsoft nunca chegou perto das expectativas de ambas, e a Nokia fica cada vez mais longe na corrida Android/iOS/Windows Phone em termos globais, apesar de ter crescido 2,5 % na Europa, tendo superado o iOS na Itália.

A Nokia ainda depende muito financeiramente do mercado de celulares tradicionais, cujo fim parece ser certeiro e inevitável. Não se sabe o quanto custaria a adoção do Android pela empresa, mas parece ser a tábua de salvação.

Android domina mercado europeu

De acordo com a Kantar Worldpanel, o sistema Android lidera nos 5 principais países europeus, com mais de 70% do mercado. Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha não são os únicos países, no entanto, onde a plataforma da Google viu crescer sua fatia de mercado.

Sistemas Operacionais

Crédito da imagem: GSM Arena

A tabela acima mostra o desempenho das três principais plataformas, além do lanterna, na maioria dos casos, Blackberry. O iOS só teve um crescimento significativo nos EUA, com seu uso caindo ou crescendo muito pouco comparado aos outros sistemas, nos outros países pesquisados.

E você, compraria um Nokia rodando Android?

Fonte: GSM Arena.

Relacionados: , ,

Autor: j. noronha

Blogueiro em tempo integral e gênio nas horas vagas.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples