Yahoo vai fechar o AltaVista e outros serviços que você provavelmente nunca ouviu falar

AltaVista

Como parte da nova estratégia adotada desde a entrada de Marissa Mayer na presidência (quando ninguém mais conseguiu dormir tranquilo por lá), o Yahoo anunciou que irá encerrar as atividades de 12 produtos nos próximos dias e meses.

O avô dos sites de busca, AltaVista, será fechado dia 8 de julho próximo. Sim, AltaVista, que os fortes dos tempos da internet discada usavam para tentar encontrar alguma coisa em seus flamantes PC 486 (com sorte).

Adquirido pelo Yahoo em 2003, ele chegou a ser um dos maiores sites de busca antes da ascensão do Google.

Além do AltaVista, serão fechados outros serviços que a maioria nunca chegou a ouvir falar. Isso inclui o Yahoo WebPlayer, RSS Alerts e Axis, um app e plugin de buscas que foi lançado ano passado. A vida curta desse último se explica no fato de ter sido lançado pouco antes de Marissa assumir como CEO, sendo incluido agora na lista da faxina.

“Estamos encerrando alguns produtos para poder focar na criação de outros que são essenciais para o seu dia-a-dia”, anuncia um post no Tumblr da empresa.

Um pouco de história

A título de curiosidade, o AltaVista foi lançado em 1995. Em 1998, já usava 20 máquinas com na época impressionantes 130 GB de RAM e 500 GB de armazenamento. Ele foi inovador também em utilizar uma página inicial minimalista em comparação com os outros buscadores da época.

Curiosamente, em 1996 o AltaVista provia o serviço de buscas do Yahoo.

Ele acabou sendo vendido para a Compaq por míseros 3,3 milhões de dólares (pelos padrões de hoje), o que iniciou um passa e repassa da empresa, que acabou nas mãos do próprio Yahoo em 2003.

Descanse em paz, AltaVista.

Fonte: The Verge

Relacionados: ,

Autor: j. noronha

Blogueiro em tempo integral e gênio nas horas vagas.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples