Fotografia de 34 gigapixels combina 2.600 fotos de Praga

jeffreymartin6

A gente já viu algumas imagens de alta resolução circulando pela ~rede mundial de computadores~, mas esta aqui tem alguns detalhes bem interessantes.

O fotógrafo Jeffrey Martin registrou a cidade de Praga, na República Checa, em 2.600 fotografias convencionais, feitas de cima da torre Petřín. Ele fez todas as fotos em aproximadamente uma hora e meia, utilizando uma câmera Canon 1-DX e as lentes 28-300 e uma fisheye 8-15.

03

04

05

12

20

Depois disso, ele juntou todas as fotografias em uma colagem que resultou em um panorama com 260 mil x 130 mil pixels. Para isso, ele recebeu uma ajuda da grande empresa do ramo de fotografia e imagem, que ofereceu dois servidores com processadores Xeon quad-core e 192 GB de memória para a realização da tarefa.

Para termos uma ideia, se todas as imagens fossem impressas juntas, utilizando 150 DPI, a “página” impressa teria quase 40 metros de comprimento.

Não bastasse isso, essa pode ser a maior foto já feita de Praga. E é a primeira imagem em gigapixel a ser licenciada sob e as regras do Creative Commons, de graça, para fins não comerciais.

“‘Você quer dizer, que… você está doando a imagem assim, de graça?’ – Sim :), pode pegar!” – diz o autor.

Vale a pena também conferir os trabalhos com panoramas 360 graus feitos por pessoas ao redor do mundo, neste link.

Fonte: 360GP.

Relacionados: , , , ,

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples