Meio Bit » Arquivo » Indústria » Meu primeiro overclock: AMD comercializa processador de 5 GHz

Meu primeiro overclock: AMD comercializa processador de 5 GHz

Processador da AMD chega ao consumidor final prometendo um clock de até 5 GHz sem danos aos circuitos.

11 anos atrás

amdfx-8350-620px

Lembro como se fosse ontem: o ano era 2000. O sol brilhava, os campos floresciam, os pássaros cantavam, pessoas achavam que o mundo iria acabar e a AMD quebrava a barreira de 1 GHz em processadores comuns. E desde então a companhia vem correndo contra ela mesma nesta disputa de inovação tecnológica (sabe o seu Ghost em Mario Kart? Então…) A parte bacana é que isso tem nos trazido, entre outras coisas, o primeiro processador de PC compatível com o Windows 64 bits e os primeiros processadores dual-core e quad-core nativos.

E agora ela estabelece mais uma marca importante. Não estamos falando do processador mais rápido do mundo, evidentemente, mas um dos modelos da linha FX, o FX-9590, possui oito núcleos e se tornou o primeiro comercialmente distribuído a alcançar 5 GHz com um overclock controlado, que eles chamam de “Turbo Mode”. Segundo a empresa, é seguro.

Tecnicamente esta velocidade já foi superada pela própria AMD, mas em testes de laboratório com alternativas de resfriamento. Já o FX-9590 foi desenvolvido para funcionar dentro de desktops, tendo como público alvo os gamers e pessoas que precisem de alto poder de processamento sem disponibilidade para criar um cluster, por exemplo.

Os irmãos mais modestos (se é que podemos chamá-los assim) são o FX-9370, capaz de atingir 4,7 GHz; e o FX-8350, que recomenda-se trabalhar a 4,2 GHz. Você até pode comprar um dos dois e alterar suas configurações, tentando fazê-los rodar com os mesmos 5 GHz do FX-9590, mas lembre-se que isso será feito por sua conta e risco, já que a AMD possui uma política de não trocar processadores queimados.

Sobre o preço: Pois é, nada foi dito pela empresa ainda sobre quanto estes processadores vão custar, mas a Maingear vai utilizar uma unidade desta CPU em um evento de videogames que deve acontecer no final de julho. Acredita-se que a AMD vá anunciar o valores na mesma ocasião.

Eu não sei quanto a vocês, mas “Turbo Mode” me remete imediatamente aos computadores 386 nos quais você apertava um botão na parte frontal do gabinete para que um overclock fosse ativado. Ainda assim, acredito que com este produto da AMD o usuário vá conseguir uma performance um pouquinho melhor que simplesmente ganhar mais eficiência nos cálculos do Lotus 123. Fiquei sabendo que roda Campo Minado no máximo!

Aí eu pergunto: Se você pudesse montar um supercomputador com vários destes processadores ignorantes, utilizaria com qual finalidade?

Fonte: Engadget.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários