Home » Internet » Vírus de Facebook rouba dados bancários - e dinheiro - de usuários

Vírus de Facebook rouba dados bancários - e dinheiro - de usuários

Trojan chamado Zeus vira uma praga no Facebook e está roubando dados de contas bancárias dos usuários da rede social

7 anos atrás

gogoni-trojan

Mais um da série "use o bom senso": um trojan velho chamado Zeus Banking Trojan está se tornando uma praga no Facebook. Conhecido pelo menos desde 2007, ele começou a ser mais disseminado recentemente devido a novas variantes que andam aparecendo e se espalhando pelo Facebook, através de links infectados.

Uma vez que o usuário clique no link malicioso, o trojan se instala silenciosamente e fica adormecido. Apenas quando ele acessa um site bancário ele captura os dados, seja vasculhando a máquina ou através de keylogging.

A empresa de segurança Trend Micro rastreou um grande número de links e páginas mal intencionadas, inclusive uma chamada "Traga a NFL para Los Angeles" e similares. A maior parte dessas páginas já foi removida, mas os links continuam circulando em outras formas. De acordo com o NY Times. o responsável seria um grupo hacker chamado "Russian Business Network", uma gangue criminosa especializada em roubos online (achei um tanto forçado, mas...).

Como sempre, volto a bater na tecla do bom senso: não clique em links suspeitos do Facebook, mesmo enviados por amigos e familiares, mantenha o antivirus atualizado e para desencargo de consciência, vasculhe a pasta de sistema atrás de arquivos suspeitos como TSPY_ZBOT.SMD ou TSPY_ZBOT.XMAS.

Fonte: DM.

relacionados


Comentários