Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook: diga com quem eu ando...e eu processo você!

Facebook: diga com quem eu ando...e eu processo você!

16 anos atrás

bb8_camera.jpg

Nos últimos 10 dias, mais de 50 mil usuários do Facebook tem se manifestado judicialmente (através do Moveon.org) contra uma das funcionalidades do recém-lançado programa de publicidade da maior rede social dos EUA, gerenciado pelo sistema de nome Beacon.

A bronca foi a seguinte: o Facebook ao implementar o Beacon assumiu que todos os seus usuários concordavam com este tipo de interação, algo como se o site entrasse na conversa entre você e sua rede de amigos, indicando produtos, claro, baseado no comportamento e perfil.

O erro foi não dar ao usuário a opção de escolha e assumir que todo mundo estaria feliz e contente de participar da brincadeira. Querendo dar um passo a mais na observação tradicionalmente praticada por outros grupos (preciso explicar que qualquer rede de varejo sabe o que, quando e quantas vezes você comprou com seu cartão de crédito, não né?), o Facebook correu o risco de se transformar num BigBrother do e-commerce.

Apesar de seus executivos garantirem que apenas uma minoria manifestou-se contrária a implantação do Beacon, o Facebook anunciou esta semana que agora, a cada compra o usuário será perguntado se quer ou não exibir este "movimento" em sua rede de amigos.

Agora vamos pensar.

A decisão do pessoal Zuckerberg foi retirar alguma graninha de uma imensa torrente de conversações que ajudaram a criar. No entanto, eles mesmos crias desta geração, esqueceram de planilhar alguns casos de uso, partindo do princípio de que "em time que está ganhando não se mexe".

Vamos supor que seu filho está em sua lista e você quer fazer uma surpesa levando um Xbox 360 pro natal. Já imaginou, né? Isso sem falar se sua mulher tiver comprando cuecas que não são do seu tamanho.

Enfim, pessoal do Facebook, amigos do Meio Bit...

..em time que está ganhando não se mexe. Com a torcida do time então, nem se fala.

Fonte: New York Times via Techmeme

relacionados


Comentários