Depois da SpaceX, Elon Musk agora quer criar o Hyperloop

Elon Musk é uma espécie de Tony Stark moderno.

moon

Tem a Tesla, uma empresa de carros elétricos que dá lucro e a SpaceX, a única companhia privada com tecnologia para viajar ao espaço e levar carga para a Estação Espacial.

Ele também fala a sério em colonizar Marte, e planeja uma viagem preliminar para não muito longe no futuro. Agora Musk está dando dicas de um negócio chamado Hyperloop, um meio de transporte que cobrirá a distância de 600 km entre Los Angeles e São Francisco em meia-hora.

Segundo Musk o Hypeloop é uma mistura de Concorde, uma railgun e uma mesa de Air Hockey.

Projetos mirabolantes existem a rodo, o Discovery está cheio deles, mas quando um cara que construiu uma nave espacial fala, a gente presta atenção.

Outros detalhes já escaparam também. O sistema seria alimentado por energia solar, e haveria excedente para jogar na malha elétrica das cidades.

Um monte de gente começou a fuçar para tentar descobrir que diabos afinal é o tal Hyperlook. O Business Insider parece ter matado a charada, achando um projeto de 1972 de um negócio chamado Very High Speed Transit System.

A proposta era BEM ousada: Um conjunto de túneis costa a costa nos EUA, com trens flutuando por levitação magnética no vácuo. Sem a resistência do ar ou atrito de trilhos, seriam atingidas velocidades hypersônicas, e o trem faria Los Angeles – Nova York em 21 minutos.

Claro, não havia tecnologia e só as disputas políticas tornariam o projeto um pesadelo logístico. Também não havia demanda que justificasse uma obra desse tamanho.

Hoje já há, mesmo entre cidades relativamente próximas como LA e São Francisco, os engarrafamentos aéreos são constantes. Há projetos de um trem-bala mas ninguém bota muita fé. Musk planeja algo 3 ou 4 vezes mais rápido.

Dia 20 de junho Elon Musk apresentará oficialmente mais detalhes. Aí veremos se Tony Stark consegue derrotar seu maior inimigo: a burocracia governamental.

Fonte: TV.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples