Meio Bit » Arquivo » Internet » Aprex: a Web 2.0 chega aos escritórios brasileiros

Aprex: a Web 2.0 chega aos escritórios brasileiros

16 anos atrás

PC & Pbook images Office 2.0 é um termo que tem sido usado frequentemente para representar a adoção dos conceitos da Web 2.0 dentro mundo corporativo. Essa abordagem incorpora novos paradigmas com impactos tecnológicos e (principalmente) culturais. É provável que o paradigma mais questionado inovador seja a adoção de soluções centralizadas na Web para as clássicas ferramentas de produtividade. Certamente, essa é uma questão controversa, porém é inegável que o uso de ferramentas Web agrega importantes benefícios para as empresas:

  • As aplicações de escritório funcionam verdadeiramente em múltiplas plataformas/dispositivos (seria o fim da guerra dos SOs?);
  • O armazenamento centralizado elimina (ou reduz) os típicos problemas de perda de dados dos usuários;
  • A administração centralizada do software promove o controle de versões e licenças;
  • As aplicações colaborativas melhoram significativamente a produtividade pessoal e organizacional;
  • O uso de configurações mais modestas nos desktops pode significar uma economia expressiva no orçamento de TI.

Esses são alguns motivos que fizeram as soluções Office 2.0 ganhar espaço nas empresas. É a materialização do conceito "Web como plataforma" no âmbito corporativo. Na gringolândia essa idéia é levada a sério (e muito!), tanto que na Office 2.0 Conference desse ano o principal assunto discutido por empresas como Google e Zoho foi "como ganhar dinheiro em cima dessa tendência". É de olho nesse mercado que os brasileiros do Aprex decidiram brigar atuar...

O que é Aprex?

O Aprex é um poderoso pacote de ferramentas de organização profissional desenvolvido especialmente para atender as necessidades das pequenas e médias empresas. O pacote possui três módulos (Escritório Online, Apresentações e Email Marketing) que são avaliados nesse artigo.

O primeiro contato com o Aprex é muito positivo. Não é à toa que a Business 2.0 elegeu-o em julho como um dos 31 melhores empreendimentos desenvolvidos fora dos Estados Unidos. Portanto, prepara-se para ver uma aplicação de alta qualidade, desenvolvida para atender aos elevados padrões internacionais. O Aprex está preparado para ampliar o acesso ao mercado externo: além de português, o aplicativo está disponível também em inglês e espanhol.

Escritório Online

O módulo Escritório Online inclui um calendário, uma agenda de contatos, um gerenciador de tarefas, um disco virtual, um bloco de notas, um gerenciador de links, um blog e um gerenciador de enquetes. É uma ferramenta bastante completa e flexível, pois permite o acesso de dispositivos móveis, porém aindam faltam funcionalidades para torná-la definitiva. Uma solução de escritório online deve funcionar não apenas como um repositório de informações, mas um ambiente para colaboração de equipes, especialmente quando seus membros estão geograficamente dispersos. Portanto, o Escritório Online do Aprex tem espaço para mais funcionalidades colaborativas, como edição de documentos e planilhas, controle de versões para arquivos e fórum para discussões entre os membros de um grupo de trabalho. Dessa forma, se uma empresa quiser trocar o Microsoft Office pelo Aprex terá que buscar apoio em ferramentas complementares, como o Google Apps, que têm um foco mais forte na interação entre os usuários.

Note que o Aprex não deve ser visto como um concorrente do Google Apps, pois os dois pacotes possuem funcionalidades distintas (com exceção do Calendário). Na verdade, existe uma grande sinergia entre as duas soluções, e a utilização em conjunto pode trazer muitos benefícios aos usuários. Eu não ficaria surpreso se um dia a Google fizesse uma boa oferta pela base de código do Aprex!

Apresentações

Aprex-2007-11-26 O módulo Apresentações utiliza um assistente para facilitar a criação de slides. Essa abordagem é bastante produtiva pois basta escolher um leiaute entre os disponíveis e informar o conteúdo para se obter, em minutos, uma boa apresentação. Contudo, essa ferramenta oferece menos flexibilidade para a criação de estruturas originais. Diferentemente da solução incorporada ao Google Docs onde a diagramação é livre, o módulo de apresentações do Aprex oferece opções pré-definidas para configurar o formato de uma apresentação. Essa limitação pode frustrar usuários experientes, especialmente àqueles já habituados ao Powerpoint (ou ao Keynote) pois não conseguirão converter automaticamente suas apresentações para o Aprex. A possibilidade de exportar uma apresentação também faz falta, pois eventualmente é necessário realizar uma apresentação offline.

Email Marketing Aprex_em_2007-11-26

O módulo Email Marketing é uma excelente ferramenta para administração de campanhas online. Com uma edição simplificada baseada em modelos, esse módulo viabiliza a criação de campanhas em tempo recorde. A solução da e-mail marketing do Aprex é ideal para empresas (e profissionais liberais) que desejam manter um canal direto com os clientes para divulgar produtos e serviços ou apenas mandar uma mensagem natalina.

Conclusões

O Aprex é um pacote de aplicações online bastante abrangente, que foi projetado para atender as necessidades de pequenas e média empresas. A facilidade de uso e a integração entre os módulos são indicadores do cuidado que a equipe técnica teve ao desenvolvê-lo. Um dos grandes atrativos do Aprex está na flexibilidade dos planos de utilização do serviço que variam de acordo com a necessidade de uso dos módulos. Há desde o plano gratuito até planos profissionais por até R$ 19,00 mensais. Agora qualquer empresa pode ter seu Office 2.0!

relacionados


Comentários