Meio Bit » Arquivo » Indústria » Honda começa a comercializar robôs que auxiliam pessoas com dificuldade de locomoção

Honda começa a comercializar robôs que auxiliam pessoas com dificuldade de locomoção

Honda começa testes reais com robô que ajuda na reabilitação de pacientes com problemas de locomoção.

11 anos atrás

tumblr_kwlxcrTa961qz9pblo1_1280
Este é um projeto da gigante japonesa Honda, que está em andamento desde 2007. A gente já chegou a publicar a respeito, quando ele era apenas um protótipo. Para quem não se lembra, trata-se de um robô que com finalidade de ajudar a realizar movimentos tântricos da tão estranha vida sexual dos japoneses. Mentira. A Honda criou o Walking Assist Device (em tradução livre, ‘dispositivo que ajuda a andar’), para possibilitar o treinamento motor e a reabilitação de pacientes em hospitais do país.

O equipamento pesa cerca de 3 kg e possui sensores e acelerômetros que verificam o ângulo do usuário e corrigem sua postura, além de ajudar na coordenação dos movimentos, desde as situações mais básicas, como o passo ante passo, até quando se é preciso carregar e mover grandes objetos.

01

Alguns testes já foram realizados em sete unidades médicas, mas a empresa afirma precisar de dados mais sólidos a respeito de sua performance em situações do mundo real. E é por isso que 100 unidades do produto foram disponibilizadas para locação, por um preço relativamente baixo, desde que os pacientes e os médicos envolvidos se comprometam a enviar relatórios com as impressões e dificuldades encontradas no uso diário.

É impressionante mesmo, e pode ajudar pessoas com mais idade a seguirem com sua rotina, mas vejo dois pontos negativos por enquanto: o primeiro é que o Walking Assist Device não pode ser utilizado na chuva. O segundo é que ele não funciona o dia todo sem ter que recarregar a bateria (uma recarga completa demora uma hora).

Onde já se viu um produto que usamos todos os dias, para necessidades básicas do mundo atual, cujo a bateria não dura o dia todo? Que absurdo!

Para mais detalhes, veja este vídeo, que explica um pouco mais sobre o robô.

Fonte: Honda.

relacionados


Comentários