Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Comporta anti-tsunami movida a… tsunami

Comporta anti-tsunami movida a… tsunami

Que tal uma comporta anti-tsunami que é acionada e tira sua energia… do tsunami? Sim, Japão.

11 anos atrás

naomexamcomgojira

Todo mundo se lembra das incríveis e aterradoras imagens do Tsunami de 2011 no Japão, incluindo a incrível ordem e organização dos refugiados, socorristas e cidadãos em geral. Infelizmente muita gente morreu por não conseguir fugir a tempo, seria essencial que houvesse uma forma de atrasar a subida das águas nas rotas de fuga.

Uma técnica comum é criar comportas em canais e outros pontos de confluência das águas, mas como acionar na hora certa essas comportas, se não há garantia da infraestrutura de energia estar funcionando?

O Japão, CLARO, resolveu isso. Uma empresa apresentou uma comporta puramente mecânica, que pode ser ampliada pra até 10 metros de lado, e funciona de uma forma genialmente simples:

Um reservatório subterrâneo se enche com a água da enxurrada. Um contra-peso composto de uma bóia é erguido, forçando a comporta a subir. A idéia é tão genial que se um sujeito estiver sendo levado pelas águas, ficará na altura da comporta, podendo pular e ficar em segurança do outro lado.

Vejam que coisa simples e excelente:


朝日新聞社 • 浮力で立ち上がる防潮壁「フラップゲート」

Fonte: Asahi.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários