Home » Internet » Google estuda usar dirigíveis e sinais de TV para levar internet sem fio à toda a África

Google estuda usar dirigíveis e sinais de TV para levar internet sem fio à toda a África

Google poderá levar internet sem fio para África utilizando satélites, sinais de TV e até dirigíveis

7 anos atrás

gogoni-google-balloonO Google tem feito de tudo para conectar os lugares mais distantes da Terra. A mais nova empreitada da empresa é levar a internet a toda a África subsariana, e está no momento discutindo com os governos do Quênia e África do Sul para alargar a oferta de banda nesses países.

Segundo o WSJ o Google pode-se valer de três soluções. A primeira é a transmissão de internet via satélite, que já é utilizada nas áreas rurais do Brasil. Outra opção é se valer de frequências de transmissão utilizadas atualmente para sinais de TV.

A terceira e mais interessante, entretanto, seria empregar dirigíveis equipados como plataformas de altitude elevadas, trabalhando com frequências diferentes da transmissão de TV. Muito provavelmente, o Google utilizará todos os métodos, aproveitando inclusive o projeto recente do Google de expandir o Android na África.

Claro, esse esforço não se trata apenas de consciência social, mas também negócios. Apesar de todos os problemas enfrentados, o continente africano é o segundo mais populoso do mundo, com cerca de 1,03 bilhão de pessoas com potencial de se tornarem o produto de anunciantes ávidos por um mercado muito pouco explorado. 87% de seu share vem de ads. Não dá para ignorar um continente inteiro e o investimento, mesmo que seja alto e problemático, acabará valendo o esforço para a empresa, e por tabela beneficiará muita gente.

Fonte: Ars Technica.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários