Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Yahoo anuncia novo Flickr com 1 TB de espaço grátis

Yahoo anuncia novo Flickr com 1 TB de espaço grátis

O novo Flickr tem agora 1 terabyte de espaço e inclui novas funções, como mudar a imagem de capa, recursos de compartilhamento em redes sociais e a possibilidade de postar as fotos com a máxima resolução sem medo de ficar sem espaço. Ou quase.

11 anos atrás

smile_s

O Yahoo acabou de anunciar em um evento de New York a nova versão do Flickr, com design refeito, função de capa como a do Facebook e o mais importante: 1 TB gratuito para armazenamento das fotos.

O Vice-Presidente Sênior Adam Cahan explicou um dos motivos da nova versão, com o seguinte pronunciamento:

“O Flickr tinha se tornado um serviço sobre palavras, imagens pequenas, links azuis... deixou de ser um serviço de fotografia.”

E é verdade. O Flickr é um serviço que pouco mudou desde 2005, quando foi adquirido pela Yahoo.

Já nesta nova versão, o Photo Stream (o álbum principal do usuário) recebeu alterações muito interessantes. A começar que, finalmente, podemos ver a imagem com resolução total, mas em uma página limpa, dando ênfase às fotografias. Ficou evidente uma inspiração no layout do Instagram, inclusive. Em suma, os desenvolvedores deram fim ao fundo branco e ocuparam este espaço com conteúdo relevante.

set_s

Outros novos recursos incluem apresentações no estilo do iPhoto (com música também), e atenção (FINALMENTE!) às redes sociais, com muitas opções de compartilhamento, como o Facebook, Twitter Tumblr e Pinterest.

A CEO Marissa Mayer disse que a ideia desta novidade começou a surgir em março, com as equipes conversando sobre um possível projeto que envolveria a ferramenta. Se você é desenvolvedor, pode imaginar que os programadores devem ter passado muitas e muitas horas trabalhando sem parar (e isso me trouxe algumas lembranças não tão bacanas. Deixa eu tomar meu calmante).

De qualquer forma, a grande novidade é o espaço para armazenar as fotos. E a Yahoo está meio gulosa: Canhan disse com todas as palavras: “Queremos suas fotos!” com a voz do Darth Vader (mentira, ele disse isso, mesmo, mas de uma forma convidativa).

matheus_s

Essa capacidade chega a ser 70 vezes maior que qualquer outro site do segmento. É claro que a Yahoo não deixou de alfinetar o Google, fazendo menção direta aos “outros sites que oferecem 15 GB”. Os cálculos da empresa apontam que o novo Flickr é capaz de guardar 537.731 fotos em alta resolução, considerando arquivos de até 6 megapixels. Ou 218.453 imagens de 16 megapixels. É impressionante, de fato.

E se você ainda achou pouco, dá para remover todas as propagandas e ter acesso ao Flickr Analytics por US$ 49,99 ao ano. Ou ter todas estas vantagens e ainda dobrar o espaço, obtendo 2 TB por US$ 499,99. Talvez para fotógrafos profissionais esta modalidade valha a pena. Para nós meros mortais, 1 TB está mais que suficiente.

Para completar, é claro que a nova versão conta com Apps gratuitos para Android e iOS.

Trata-se de uma atualização atrasada, é verdade, mas necessária. Agora de fato podemos falar que o Flickr pode competir com o Google e o Facebook em serviços de compartilhamento de imagens.

Fonte: Yahoo via The Verge.

relacionados


Comentários