Documentário sobre programadoras do Eniac

group-shot-fw.jpg

Elas sempre estiveram por aí, graças a Deus. Seja mostrando aquele detalhe que nós na pressa esquecemos de revisar, seja resolvendo tudo ainda mais rápido. Eu sei, vou tomar pedrada do pessoal, mas mulher e TI, vocês sabem, formam um dupla que às vezes funciona. E às vezes, quase sempre funciona. (sic)

Mas às vezes, também é esquecida.

O time formado por Betty Snyder Holberton, Jean Jennings Bartik, Kathleen McNulty Mauchly Antonelli, Marlyn Wescoff Meltzer, Ruth Lichterman Teitelbaum e Frances Bilas Spence, por exemplo, realizou um brilhante trabalho programando nada mais nada menos do que o Eniac, utilizado pela primeira vez para calcular trajetórias balísticas. Quando o bichão tomou vida (ocupando um andar inteiro etc etc) apenas os engenheiros tiveram crédito. Elas não.

Pensando nisso e em resgatar uma importante página da história do século XX, a progamadora Kathy Kleiman pesquisou durante 20 anos a carreira destas mulheres. O resultado é o documentário The Invisible Computers: The Untold Story of the ENIAC Programmers.

O projeto terá uma seção de pré-estréia nos escritórios do Google, que criou um espaço de doações para que o filme seja finalizado.

Quando podia muito bem ter patrocinado…

Fonte: BoingBoing