Home » Software » Microsoft patenteia técnica para gerar avatar gatinho de cartoon

Microsoft patenteia técnica para gerar avatar gatinho de cartoon

Quer um avatar em estilo cartoon, que seja realmente atraente? Seus problemas acabaram, com esta patente da Microsoft.

6 anos e meio atrás

 

avatarnaoehminhafotogatajuro

O conceito de avatar, eu admito, é complexo. Tem gente que acha que a gente deve usar foto da identidade, outros chamam de fake mesmo quem usa nome verdadeiro, link pra blog, etc. Já me acusaram de me esconder, mesmo estando a uma query do Google de distância.

No geral avatares são imagens, mais ou menos a sério que representam uma parte de nossa personalidade, ou são apenas uma brincadeira. usar avatar para qualquer outra análise é perigoso e pode causar problemas, vide o chamado Ângulo do MySpace.

Mesmo assim as pessoas tentam ser criativas, e uma das formas mais populares é usar avatares desenhados. Como quase ninguém tem talento pra isso, há sites que traçam fotos e geram versões mais-ou-menos, em troca de spamear toda sua lista de futuros ex-amigos no feice.

Não mais. A Microsoft apresentou uma patente onde as características faciais de uma pessoa são analisadas individualmente e os dados resultados usados para gerar uma versão cartoon, com algoritmos evitando exageros e caricaturas, tornando a imagem resultante “atraente”.

A técnica é usada por exemplo no SDK de rostos da Microsoft (sim, existe isso) e, acho… funciona:

japinhageneratormicrosoft

Qual a utilidade disso? Bem, é um subproduto da Microsoft Research China, e como toda pesquisa, não tem obrigação de se tornar um produto viável, mas pode perfeitamente ser usada por uma versão futura do XBox para gerar avatares melhores que aqueles bonecos hidrocefálicos.

Fonte: GW.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários