Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Mais incrível que um raio é um raio a 11 mil frames por segundo

Mais incrível que um raio é um raio a 11 mil frames por segundo

Um raio com duração de 1/3 de segundo filmado a 11 mil fps. Seis minutos de ciência épica. Assista!

11 anos atrás

hellomybabyhellomydarlinghellomyragtimeladysif

Temos a ilusão de que conhecemos em detalhes pelo menos os fenômenos naturais básicos, mas em verdade muita coisa ainda é desconhecida. Há uma teoria de que raios cósmicos podem desencadear raios em nuvens de tempestade, e somente em 2011 foi descoberto que alguns raios mais poderosos geram partículas de antimatéria.

No caso e compreensível, estudar raios não é nada simples, dada a energia envolvida e a característica aleatória, tornando imprevisível determinar onde e quando irão cair.

1ponto21gigawatts

OK, quase imprevisível.

Há técnicas onde foguetes levam fios de cobre até as nuvens carregadas, induzindo a formação de um raio, mas a simples existência do fio torna o raio criado não-natural, fica complicado extrapolar os resultados para os casos normais.

Agora a ciência avançou consideravelmente. O Físico de Raios Vladislav Mazur e o meteorologista Tom Warner, trabalhando para a National Geographic conseguiram pela primeira vez filmar com câmeras de altíssima velocidade todo o ciclo de um raio.

O filme completo tem mais de seis minutos, e é possível ver todas as fases do fenômeno. É fascinante reparar como o raio vai “tateando” procurando regiões ionizadas, com menor resistência e mais propícias para sua propagação.

Assista, é lindo. Ah sim: Em tempo real tudo leva menos de 1/3 de segundo:

Fonte: PP

relacionados


Comentários