Meio Bit » Arquivo » Software » Tuxphone - o telefone do Stallman

Tuxphone - o telefone do Stallman

16 anos atrás

meiobit-tuxfone3.jpg

OK, por mais que seja divertido implicar com Richard Stallman, em honra a seus inegáveis méritos como criador do EMACS e seu passado como Hacker nível Guru+, devo admitir que é calúnia dizer que ele usaria qualquer uma das encarnações do TuxPhone, um projeto teoricamente open source para criação de um telefone celular aberto.

Essa aliás é a moda do momento. Até cerveja Open Source fizeram, mas essa dizem que dá pra beber. Aliás, você não está vendo dobrado, rolou um fork no projeto mesmo. Agora temos além do original, o FreeBeer.org.

Só que como ninguém (nem a Free Software Foundation) controla o que é e o que não é OpenSource, a "marca" acaba parando em projetos constrangedores. Esse TuxPhone, por exemplo, é uma Abominação diante dos olhos do Criador, como se dizia antigamente. Ele é TUDO, menos OpenSource. Usa duas placas principais compradas prontas, da Gumstix e da Sparkfun, e não, não roda Linux, apesar do nome.

meiobit-tuxfone1.jpg

Basicamente você tem duas placas principais que formam um telefone celular GSM genérico, um display de caracteres (isso mesmo, nenhuma capacidade gráfica) usando protocolos proprietários, acessando uma rede de telefonia celular de uma empresa privada. Isso é Open aonde?

A idéia de montar um celular em casa, de Hobby, é muito legal, é um experimento que qualquer um com uma bancada deveria fazer, mas nunca, nunca tentar associar o movimento OpenSource a isso. Não há NENHUMA justificativa lógica para montar um aparelho desses exceto pelo prazer da descoberta.

meiobit-tuxfone2.jpg

Muito menos faz bem exibir com orgulho essas... aberrações. Certos protótipos NUNCA deveriam sair dos laboratórios. Imagine alguém mal-intencionado colocando um negócio desses do lado de um iPhone, e com que cara o OpenSource vai ficar? É isso que têm a oferecer? Certamente que não, mas o consumidor não quer saber de desculpas. Será que não há nenhum designer de produto disposto a uma caridade?

meiobit-iphone4.jpgmeiobit-tuxfone3.jpg

Discorda? Então troque seu celular por uma coisa dessas e saia na rua, se tem coragem!

Fonte: Wired

relacionados


Comentários