Meio Bit » Arquivo » Mobile » App do Dia: Conversor lalala para ♫♫♫

App do Dia: Conversor lalala para ♫♫♫

Parece magia, mas é tecnologia (ok, talvez seja mesmo magia): Uma App que ouve um instrumento ou mesmo um cantarolar e converte em notação musical

11 anos atrás

donald

Uma de minhas deficiências que mais me incomoda, fora ser IDV – Indivíduo Desprovido de Vendramini é não conseguir ler música. Aceito não ter ritmo NENHUM, meus genes africanos apesar de reais são inexpressivos em todas as categorias. TODAS. Só não aceito ser incapaz de entender notação musical.

Mesmo tendo visto várias vezes o clássico Donald no País da Matemágica e aprendendo ainda criança a relação entre música e matemática, nunca consegui entender algo tão simples quanto isto:

marchasoldadodoimperio

Por isso tudo acho fantástico um software como o ScoreCleaner Notes, criado pelo Instituto de Tecnologia KTH, da Suécia. Essa peça de bruxaria faz algo assustador: Ouve uma canção ou murmúrio e a converte em notação musical. Direto em seu iPhone.

Note, não é um daqueles softwares de identificação musical, que trabalham mais na base da força bruta. Esse identifica sons, os alinha dentro de uma matriz sonora, invoca alguns demônios matemáticos inclusive o de Laplace, dá uns passes e transforma em notas musicais.

Veja funcionando:

Essa desgraça retorna a notação musical da música cantarolada acertando as notas, tempo e até o tom.

É muito, muito superior a uma anotação em papel, pois você não precisa ser versado em notação musical. O campo que isso abre é imenso. Claro que não vai sair nada de seu iPhone direto para a Filarmônica de Londres, mas um amador dedicado ou mesmo um profissional que não entenda do lado formal da música terá um material muito mais bem-acabado para passar aos arranjadores.

Com toda a autoridades dos antropóides de 2001 olhando para o Monolito, posso dizer: Isso é lindo.

Clique aqui para baixar o app para iOS por US$ 0,99.

relacionados


Comentários