Home » Meio Bit » Blog » Micro-blogging é útil, mas é preciso saber usá-lo!

Micro-blogging é útil, mas é preciso saber usá-lo!


"Deus criou o mundo em seis dias, no sétimo 'twittou'."

Micro-blogging é um assunto polêmico! Atualmente, o serviço com maior audiência é o Twitter, que talvez seja comprado brevemente pela Yahoo! em resposta ao recente movimento da Google. Por que tanto interesse das

11 anos atrás


"Deus criou o mundo em seis dias, no sétimo 'twittou'."

Micro-blogging é um assunto polêmico! Atualmente, o serviço com maior audiência é o Twitter, que talvez seja comprado brevemente pela Yahoo! em resposta ao recente movimento da Google. Por que tanto interesse das maiores corporações da Internet nesse tipo de serviço? Acreditem em mim: eles sabem o que estão fazendo!

Alguns usuários acham o Twitter inútil e desnecessário, enquanto outros se esforçam para justificar seu uso. A verdade é que o Twitter é uma ferramenta eletrônica de comunicação tão útil quanto qualquer outra (e-mail, IM, celular, blog, etc), mas é preciso saber usá-la. A comunicação é uma das manifestações mais complexas na natureza humana, portanto a escolha do canal adequado é fundamental para garantir o melhor uso da informação pelo receptor da mensagem.

Quando os blogs surgiram no século passado, eles eram meramente "diários virtuais" usados para descrever a chatice do cotidiano. Hoje, os blogs constituem uma mídia com identidade própria, onde informação e opinião caminham lado a lado. Acredito que esse processo de amadurecimento também acontecerá com o micro-blogging. Hoje maioria dos usuários utiliza para responder a pergunta "o que estou fazendo?", tornando o serviço monótono e irrelevante. Fique certo que, se você não é uma celebridade, a maioria das pessoas não vai se interessar em saber quando você vai tomar banho ou quando você está com dor de cabeça!

As ferramentas de micro-blogging são extremamente invasivas! Elas podem interromper uma reunião de trabalho com uma mensagem SMS ou com um popup do seu comunicador instantâneo, portanto o mínimo que se espera é que esse momento de distração traga, no mínimo, uma informação de possível relevância, ao invés de um anúncio daquele seu amigo que acabou de comprar um sanduíche e resolveu micro-blogar sobre isso!

O modelo de comunicação baseado em multicast, promovido pelo micro-blogging, é ideal para o uso corporativo. Por exemplo, uma agência de notícias pode divulgar notícias ou um site de comércio eletrônico pode divulgar ofertas especiais para o público interessado. Certamente, com o amadurecimento da tecnologia, os usuários irão encontrar outras aplicações para essa tecnologia.

Como usar o Twitter (ou qualquer serviço de micro-blogging) com elegância

Se seu objetivo é ganhar seguidores (assinantes) use as dicas a seguir.
Você verá que o uso adequado do micro-blogging irá agregar um canal de
comunicação moderno e eficaz.

1. Seja relevante. Se você tem conteúdo (informação de qualidade) você atrairá seguidores. Escolha cuidadosamente o que você irá publicar, pois a hiperatividade pode espantar sua audiência. Desconfie se você publicar mais de 5 micro-posts por dia. Será que realmente eles são relevantes para todos os teus seguidores? Se você quer compartilhar um link com um amigo, mande diretamente para ele por e-mail. Você só deve publicá-lo no seu micro-blog se tiver certeza que é de interesse geral.

2. Evite o bate-papo. Micro-blogging é uma ferramenta assíncrona, como o blog e o e-mail. Não use para bater papo como se fosse uma mensageria instantânea, fazendo perguntas e esperando respostas. Frases como "Eu concordo" e "heheheh" podem aparecer fora de contexto para seus seguidores pois eles não seguem quem você segue. Quer bater papo com seus amigos? Então faça uma conferência via IM, crie uma sala num servidor IRC ou use um fórum.

3. Seja conciso. Os posts no micro-blog são limitados a 140 caracteres. A informação que você quer publicar precisa de mais caracteres? Então use um blog convencional. Jamais mande dois posts consecutivos, onde o segundo apenas complementa o primeiro. Se você não respeitar essa orientação, você estará ferindo a filosofia básica que sustenta o serviço.

Seguindo essas três simples orientações, a micro-blogosfera ficará cada vez melhor!

Siga-me no Twitter, no Jaiku, no Pownce ou no Gozub. Prometo que que sigo as orientações acima.

relacionados


Comentários