iBoletim Brasil: app que gerencia notas escolares desenvolvido por programador-mirim de doze anos

Natan Gorin, criador do iBoletim

Todo mundo nessa vida passou pela aflição de, quando ainda na escola, chegar o final do ano e ficar fazendo contas malucas para descobrir quantos pontos são necessários para fechar uma matéria. Agora multiplique isso por 10 ou 12 (no caso dos relaxados, que sempre passavam de ano pelo buraco da fechadura).

Natan Gorin, um garoto de 12 anos, também passa por isso, mas ele é mais esperto que a maioria. Tanto é que era para ele que seus coleguinhas pediam ajuda para calcular os pontos faltantes. Como era muita coisa para uma pessoa só resolver, ele fez o óbvio: desenvolveu um app para fazer o serviço pesado. Assim surgiu o iBoletim Brasil, um app para iOS que ajuda os desesperados calculando qual a nota que precisam tirar para não repetirem de ano ficarem de DP (dependência, antes que algum engraçadinho se manifetste).

iboletim-001

“Vários amigos vinham me pedir para calcular quantos pontos eles precisavam tirar no boletim para passar de ano. Para não ter que fazer na mão a conta para todos, resolvi começar este aplicativo”, conta. O aplicativo cuida de toda a parte pesada, bastando ao aluno apenas informar as matérias, média para aprovação e notas tiradas em provas e trabalhos.

iboletim-003a

Natan Gorin desenvolveu o app durante a correria das provas finais de 2012, e então o aprimorou durante as férias de fim de ano para enfim publicá-lo na App Store. O legal disso tudo é que o app foi pensado por um estudante para uso dele e seus colegas. Tanto é que alguns de seus companheiros de classe foram seus beta testers, apontando onde poderia haver erros (não nos cálculos, esses estavam perfeitos) e fazendo sugestões.

Resultado: o iBoletim Brasil ficou em primeiro lugar em menos de um mês na categoria de apps educacionais gratuitos, e até o dia 3 de abril (51 dias após o lançamento) contabilizava mais de 24 mil downloads.

Para quem quiser testar, prestigiar o trabalho desse garoto e incentivá-lo a ir mais longe, clique no link abaixo e baixe. O app é compatível com iPhone e iPad, a partir da versão 6.0 do iOS. Ele inclusive está otimizado para o iPhone 5 e é na faixa. 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=y3zzGBtbrF8

Fonte: iBoletim Brasil.

Bônus: para atestar que não é de hoje que esse garoto é criativo, uma pesquisa pá-pum denunciou que ele é o autor do finado vlog Baiacando, e já produzia uns vídeos bem interessantes para alguém de tão pouca idade.

Relacionados: , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples