Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Adeus Photoshop? Sim, para a versão de instalação

Adeus Photoshop? Sim, para a versão de instalação

Fim de uma era: Adobe Photoshop Creative Suite 6 (CS6) tornar-se-á Creative Cloud (CC) e será disponibilizado apenas para acesso online!

11 anos atrás

Acho que é justo dizer que o Photoshop mudou o mundo da fotografia e do design. A ferramenta apresenta soluções quase mágicas (bruxaria?) e capacidade de processamento surpreendente. De tão bom virou unanimidade e ninguém diz que uma foto está muito editada e sim photoshopada. Ou seja, ele já está em nossas vidas. Também é justo dizer que o programa é um dos mais pirateados da história. Diria que 100% dos fotógrafos possui o aplicativo instalado em seus computadores, mas a porcentagem deles que realmente compraram uma licença deve ficar abaixo dos dois dígitos. Por mais que a Adobe mude as formas de validação das licenças é muito fácil encontrar na internet craks específicos para cada uma das versões. Então qual a solução?

Bem, não sei se essa foi a principal motivação da Adobe para o anúncio de ontem, mas isso não sai de minha cabeça. Eu fiquei realmente surpreso com a decisão da empresa de que o Criative Suite 6 (CS6) vai ser a última versão do Photoshop, e de todos os programas que estão no pacote, a ser vendida para instalação em seu computador. A partir de agora o nome do pacote muda para CC (Criative Cloud) e vai ser disponibilizado apenas para acesso on-line. Caraca, sério mesmo? Sim meus amigos, e esse é o fim de uma Era.

Mas, como isso vai funcionar? Simples, a próxima versão do Photoshop (CC 1??) vai ser disponibilizada na nuvem e, em vez de comprar uma licença de instalação, o usuário vai pagar pelo serviço mensalmente. E qual o valor dessa parcela? Segundo a Adobe o que vai ser feito é pegar o valor normal de uma licença do Photoshop e dividir essa quantia em um contrato de 24 meses com pagamentos mensais, que seria um pouco mais de tempo do que demora para uma nova versão do programa ser lançada (18 meses). A Adobe publicou uma carta aberta para seus consumidores e está com preços promocionais até 13 de agosto para quem possui o Criative Suite 6 e já deseja migrar para a nova versão. O serviço oferecido na nuvem também vai contar com armazenamento de dados e sincronização entre dispositivos. Felizmente a mudança não vai afetar o Lightroom que vai continuar sendo distribuído com licença de instalação.

Não sei como as pessoas vão se adaptar a nova fórmula, mas já prevejo que quem se utiliza do Photoshop pirata vai ter que estacionar na versão CS6 ou aguardar que alguém consiga burlar o serviço de assinaturas da Adobe, o que eu acho muito difícil. Fico pensando também na capacidade da conexão da internet para rodar esse aplicativo on-line. Só o futuro vai nos dizer se essa foi uma decisão sábia ou idiota da empresa.

AdobeCC

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários