Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » IBM cria primeira animação feita com átomos. Se bem que todas não são?

IBM cria primeira animação feita com átomos. Se bem que todas não são?

Centro de Pesquisas Almaden, da IBM em San Jose, Califórnia manipulou átomos para criar uma… animação.

11 anos atrás

ibm

O Centro de Pesquisas Almaden, da IBM em San Jose, Califórnia é famoso por suas criações de ponta, e surpreendeu o mundo em 1990 quando mostraram um microscópio de tunelamento capaz não só de visualizar átomos individuais, com manipulá-los.

A tecnologia é bem mais que um brinquedo, é usada entre outras coisas para pesquisar armazenamento de dados, e já conseguiram em laboratório estruturas magnéticas estáveis, essenciais para guardar bits, com apenas 12 átomos. O padrão da indústria fica na faixa de um milhão deles.

Agora resolveram esnobar, e utilizando um microscópio de força atômica manipularam átomos para criar uma… animação. Foram 10 dias com turnos de 18 horas, e ai de quem espirrasse, mas no final conseguiram contar uma historinha em 242 fotogramas.

Isso que você está vendo acontece em uma escala inimaginavelmente pequena. A imagem foi ampliada 100 milhões de vezes:

Aqui, o making of do filme:

Em um mundo perfeito alguém com um DeLorean visitaria a Grécia de 400 AC com um iPad, só para mostrar para um sujeito chamado Demócrito que a idéia louca dele de que toda a matéria era composta de minúsculas partículas chamadas átomos estava absolutamente certa.

Fonte: VB.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários