Meio Bit » Arquivo » Indústria » Radiohead para gravadoras: frack you!

Radiohead para gravadoras: frack you!

16 anos e meio atrás

Normalmente quando uma banda disponibiliza suas canções online, ninguém quer ouvir. Sejamos realistas, as músicas free, grátis, liberadas sob Creative Commons são em sua maioria esmagadora material de segunda linha produzido por bandas desconhecidas.

As grandes bandas preferem seus contratos lucrativos com as gravadoras.

Só que ultimamente isso vem mudando. Muitos músicos já declararam abertamente sua posição contra as gravadoras, essas excrescências de um passado sombrio (thanks pela nova tradução, George Lucas) que não se adaptaram aos novos tempos e estão se descobrindo obsoletas no mundo de hoje.

Agora uma banda respeitável chuta o traseiro gordo de sua gravadora, e o faz com gusto.

O Radiohead vai disponibilizar seu novo álbum, In Rainbows, para , inclusive download.

Melhor ainda: A versão em CD com um megabox comemorativo custará £40, já a versão digital, bem... quer pagar quanto? Isso mesmo. Baseado no sistema de Mérito, você, fã, diz quanto acha que vale o download. Não é leilão. Pagou, baixou.

Esse modelo é bem mais viável que a idéia idiota de que músico tem que produzir CDs de graça e ganhar dinheiro com shows. São produtos diferentes para públicos diferentes.

A experiência pode dar incentivo a um monte de outras bandas, visto que são o primeiro grupo de primeira linha a abraçar essa estratégia. Em tempos de CDs com proteção anti-pirataria que travam até em rádio de carro, é uma boa notícia.

Fonte: Beaucoup Kevin

relacionados


Comentários