Gradiente tem marca “iphone” bloqueada, que pode ir a leilão. Motivo? Quase um milhão deles [UPDATE]

Pague o aluguel! Quer dizer, a dívida!

Vamos ser rápidos para não perder tempo: os links relativos à história inteira estão aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e por fim, aqui também.

No capítulo anterior vimos que Apple e Gradiente haviam entrado num acordo para encerrar os processo mútuos que mantinham uma contra a outra na disputa pela marca “iphone”, que a Gradiente registrou há muitos anos atrás e numa jogada esperta, lançou um produto antes de perder o registro e processou a maçã para arrancar dinheiro. Se é certo ou não o que ela fez são outros quinhentos, já que quem detém a marca tem direito a negociá-la.

Ou melhor, detinha. Conforme apurado pelo site Olhar Digital, o INPI publicou o despacho de uma decisão da 27ª Vara Cível da Comarca de São Paulo, em que a marca fica bloqueada devido a uma dívida de R$ 947 mil que a IGB Eletrônica (antiga Gradiente) tem com o Banco do Brasil. O processo todo pode ser consultado aqui, mas em todo caso segue a imagem:

processo1

Detalhe para a caixa que surge ao apontar para a última alteração, com data de ontem:

processo2

Como marcas são consideradas bens no Brasil, ela ficará congelada (mas ainda pertence à empresa) até que a Gradiente pague o que deve ou, se não houver acordo, ela irá a leilão. Não há a possibilidade dela ir diretamente para as mãos da Apple, que já possui o registro para outros tipos de produtos. Entretanto é uma alternativa que poderá sair mais barato do que o valor que a IGB poderia pedir. Isso claro, se ela não achar que o nome iphone é seu por direito e não pagar e deixar outra empresa comprar, nunca se sabe.

Enfim, não perca o próximo capítulo! 🙂

UPDATE às 19:55 – conforme informado pelo leitor João Sogabe, a Gradiente conseguiu um efeito suspensivo que anula o bloqueio da marca, portanto ela pode continuar utilizando o nome iphone até que que o agravo seja julgado.

processo3

Fonte: Olhar Digital.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples