Meio Bit » Arquivo » Games » David Jaffe sai em defesa das editoras

David Jaffe sai em defesa das editoras

Criador do God of War não mede palavras e dispara contra desenvolvedores: "Você vale aquilo que consegue negociar."

11 anos atrás

david-jaffe_17.04.13

Além de carregar consigo a responsabilidade de ser um dos principais responsáveis pelas séries Twisted Metal e God of War, David Jaffe também é conhecido por não ter medo dizer o que pensa e por suas declarações explosivas. Para não deixar sua reputação cair, o game designer publicou um texto em seu blog pessoal onde se coloca do lado das editoras quando o assunto é a maneira como as desenvolvedoras sofrem na mão daqueles que possuem o dinheiro. Veja só:

Eu rejeito a cansativa acusação de que as editoras limitam as desenvolvedoras e não concordo com essa acusação por causa da clássica expressão que tenho certeza que você já ouviu antes: você vale aquilo que consegue negociar. Ponto.

Se o seu estúdio não é bom o suficiente para exigir um contrato melhor e não é inteligente o suficiente para assegurar formas alternativas de financiamento, lhe permitindo evitar todas as editoras, então você merece o que ganha.

Isso é um negócio. Você quer ser tratado melhor? Assine um contrato exigindo isso. Você não pode conseguir esse contrato? Então melhore sua equipe até que possa exigir no mundo real aquilo que você pensa que vale. Pelo menos 50% das vezes os desenvolvedores não são bons o suficiente em fazer grandes jogos da maneira como pensam, independente da quantidade de liberdade criativa que possuem.

Palavras um tanto duras, mas se pensarmos friamente, será que David Jaffe não tem razão? Quantas vezes vemos estúdios ou game designers conhecidos fracassarem na tarefa de entregar um jogo minimamente divertido e ainda assim continuarem achando que são os melhores do mundo ou pior, usarem a saída mais fácil, jogando a culpa nas decisões de outras pessoas?

É verdade que para alguém na posição de Jaffe é mais fácil chutar o pau da barraca, mas pelo menos com isso ele não fugiu da responsabilidade em relação a alguns erros que cometeu em sua carreira e abriu espaço para as pessoas o criticarem caso ele reclame que queria fazer tal jogo, mas que não possui dinheiro para isso.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários