CISPA passa no Congresso Americano; mais democratas apóiam a lei e desafiam Barack Obama

cispa

O Congresso Americano aprovou hoje, por 288 votos contra 127, a Lei de Proteção de Compartilhamento e Inteligência Cibernética, conhecida como CISPA. Para quem não andou acompanhando as notícias acerca das leis de vigilantismo que permearam a internet em 2012 tais como a SOPA e o ACTA, a CISPA prevê que:

As empresas (qualquer empresa) poderão coletar informações de um usuário (qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo) e enviá-las para o governo americano ou setores privados interessados em ‘coibir crimes online’.

Em resumo, o governo americano se tornará o Grande Irmão, monitorando e coletando toda e qualquer informação que qualquer um compartilha na internet, de modo a combater a pirataria e outros crimes. Seu e-mail, aquela foto na balada, uma imagem com copyright compartilhada, tudo seria monitorado e catalogado.

A preocupação a princípio nem é essa, pois ano passado ela também foi aprovada pelo Congresso mas morreu no Senado; o problema é que o número de democratas apoiando a Lei mais que dobrou (92 contra 42 em 2012), num claro desafio à Casa Branca, que ameaçou vetá-la se ela passar.

Ela foi ajustada de lá para cá, mas não é surpresa que as correções não protegem de forma alguma a privacidade individual. O problema é que isso é um aviso que no fim é sempre política e dinheiro, os democratas não são os santos que as pessoas pensam comparados ao republicanos, e Obama não tem tanto controle assim sobre seu partido.

Lembrando que entre as empresas, Google e Facebook permanecem em cima do muro, mas a IBM apóia a CISPA.

Fonte: TC.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples