Meio Bit » Arquivo » Software » Rumor: Windows Blue poderá inicializar direto em modo desktop e ressuscitar botão e Menu Iniciar

Rumor: Windows Blue poderá inicializar direto em modo desktop e ressuscitar botão e Menu Iniciar

Rumor: segundo build vazada da atualização do Windows para a versão 8.1 (vulgo Blue), nova versão do sistema operacional poderá trazer o botão e Menu Iniciar de volta.

11 anos atrás

Start

Muita gente torceu o nariz para o Windows 8, não só pela aparência completamente nova (lembro que a migração do 3.11 para o 95 foi tão turbulenta quanto), mas porque Steve Ballmer mandou tanto o botão quanto o Menu Iniciar pro vinagre. Não que isso seja um problema de verdade, quem for curioso consegue se adaptar e tira essas modificações de letra.

Já o usuário padrão, aquele que entra em choque se você mudar um único ícone de lugar (já vi acontecer mais de uma vez) e pasta para anexar um arquivo no e-mail está mais perdido que cachorro em dia de mudança. Esses usuários são a maioria, e provavelmente por causa deles o Windows 8 não está vendendo tanto assim (apesar de já ter ultrapassado o market share do Vista, o que não é tão surpreendente assim). Por isso não é de se estranhar que a Microsoft vai adicionar uma opção para deixar o Windows 8 com a cara do 7.

Em uma build vazada da atualização do Windows para a versão 8.1 (vulgo Blue), alguns ninjas descobriram a variável twinui-CanSuppressStartScreen, que apesar de não estar ativa, indica que haverá uma opção para pular o menu com a interface ex-Metro e ir direto para o modo desktop. Algumas fontes anônimas inclusive informam que a Microsoft está testando variantes do Blue com a opção de boot direto na área de trabalho clássica, que viria desligada por padrão.

A outra informação deixaria o Windows 8 mais retrô ainda: segundo o ZDNet, a Microsoft estuda trazer o botão e Menu Iniciar de volta, numa opção também desligada por default. O detalhe é que os dois modos soam conflitantes se ativados separadamente; o mais provável é que ao ativar o Menu Iniciar, o boot seja direto no desktop, algo como um "modo Windows 7".

É compreensível a atitude da Microsoft se isso se reverter em maiores vendas para o Windows 8, mas soa como o pai que tira as rodinhas da bicicleta do filho para que ele aprenda a andar, e o garoto reclama que não consegue, e enche o saco até ter as rodinhas de volta.

Fonte: ET e ZDNet.

relacionados


Comentários