Meio Bit » Arquivo » Games » Cientista cria inteligência artificial que joga Nintendinho

Cientista cria inteligência artificial que joga Nintendinho

Inteligência artifical criada por americano consegue jogar o primeiro estágio do Super Mario Bros. e se aproveita até mesmo de bugs para aumentar seu placar.

11 anos atrás

A inteligência artificial que temos hoje pode estar longe daquela vista em obras como O Exterminador do Futuro ou 2001 - Uma Odisséia no Espaço, mas o pesquisador Tom Murphy apresentou algo durante a SigBovik 2013, uma feira anual sobre ciência da computação, que é digno de nos deixar bastante impressionados.

Alegando se tratar de uma IA 100% real, o programa criado por Murphy se vale de ordenação lexicográfica, um sistema matemático usado para ordenar valores, para jogar o primeiro estágio do Super Mario Bros. Para chegar a tal resultado, o cientista criou dois softwares, um chamado LearnFun, que reúne as partidas jogadas pele autor e dados do game, como localização dos inimigos e botões a serem pressionados; e outro conhecido como PlayFun, que aproveita tais informações, ou seja, a inteligência artificial propriamente dita.

O objetivo da máquina é sempre obter o maior placar possível - inclusive explorando bugs e glitches - e no momento Murphy está trabalhando para fazê-la funcionar com outros clássicos, como Karate Kid, Adventure Island, Pac-Man e Bubble Bobble, mas revelou ter falhado em todas as tentativas de colocar a IA para jogar Tetris, simplesmente porque ela tenta aumentar sua pontuação da maneira mais fácil, colocando as peças na parte de baixo da tela de maneira aleatória.

Caso queira mais detalhes sobre o projeto, eles podem ser encontrado aqui e como agora sabemos como tudo começou, resta saber quanto tempo a Skynet levou para chegar a este nível.

[via Wired]

relacionados


Comentários