Meio Bit » Arquivo » Indústria » Qual será o futuro das grandes corporações na Web 2.0?

Qual será o futuro das grandes corporações na Web 2.0?

16 anos e meio atrás

whoOwnsWhat2.png

Desde o estouro da bolha da internet, quando alguns investiam muitas vezes apenas pelo potencial que a Internet vinha mostrando possuir, e atualmente com os impactos negativos da bolha de crédito, o mercado financeiro tem sido mais cauteloso com empresas de tecnologia, especialmente em relação a investimentos em pequenos e novos empreendimentos.

Embora surjam cada vez mais novidades - fato característico do mercado - provenientes principalmente de empresas de pequeno porte, o crescimento destas pequenas empresas pode ser um processo complicado que muitas vezes se torna inviável sem um significativo aporte de capital.

É exatamente na lacuna do crescimento das novas empresas que as grandes corporações - com organização vertical e estrutura física - têm encontrado saída para a própria sobrevivência: através de aquisições nas quais paga-se um montante alto para que outra grande corporação não consiga adquirir a empresa, independentemente do real potencial da idéia, do produto ou da perspectiva da pequena empresa em relação ao mercado. Ou seja: pagando-se pelas atuais idéias que são difíceis de mensurar em dinheiro e nem sempre os preços dessas aquisições condizem com a realidade do mercado. Além disso, em algumas negociações, a alta dos valores é nitidamente movida pelas especulações.

Assim, a aquisição de iniciativas de sucesso é um excelente caminho para as grandes corporações consolidarem sua posição de mercado sem correrem o risco de serem ameaçadas por pequenas e inovadoras startups.

Agora cabe a pergunta: por quanto tempo a indústria se sustentará assim?

Imagem cedida por MyDigiMedia.

Este artigo foi elaborado por Gabriela (Bia) Pereira, auditora e analista financeira e Rodrigo Prior, publicitário e gerente de projetos baseados em inovação para mídias interativas.

relacionados


Comentários