Meio Bit » Arquivo » Internet » Dança das cadeiras na Mozilla: Gary Kovacs deixa cargo de CEO; Mitchell Baker torna-se presidente executiva

Dança das cadeiras na Mozilla: Gary Kovacs deixa cargo de CEO; Mitchell Baker torna-se presidente executiva

Mudou tudo na Mozilla: Gary Kovacs deixa cargo de CEO no fim do ano, entre outras mudanças no corpo diretor da companhia.

11 anos atrás

Gary KovacsEm comunicado divulgado hoje pela Mozilla Foundation, foi anunciado que Gary Kovacs, que ocupa o cargo de CEO desde 2010, deixará a posição no fim do ano. No momento a empresa procura um substituto, enquanto ele prepara sua saída, mas Kovacs permanecerá no roll de diretores.

Kovacs é um profissional calejado na área de TI, com passagens pela IBM, Adobe (onde foi VP de Gerência de Projetos, depois que a Macromedia foi absorvida) e Sybase (também VP de Gerência de Projetos, até a empresa ser adquirida pela SAP, em 2010).

Essa foi apenas a principal de uma série de modificações no alto escalão da Mozilla: Mitchell Baker, uma das principais responsáveis pela criação do Mozilla Project em 2003 e que havia deixado o cargo de CEO em 2008, exercerá a função de Presidente Executiva. Já Jay Sullivan, até então VP de Produtos, ocupará a partir de agora o cargo de COO da companhia; Harvey Anderson, membro do conselho geral, será o VP de Negócios e Assuntos Legais; Li Gong, presidente da Mozilla Foundation na Ásia, acumulará a função de VP de Dispositivos Mobile e Brendan Eich permanecerá como CTO e VP de Engenharia.

Essa série de mudanças, segundo a Mozilla, são para concentrar o foco da empresa no mercado mobile, agora que estão investindo pesado no Firefox OS. Mitchell disse num post que "Kovacs foi crucial para mover o Firefox do desktop para aparelhos móveis", então essa direção renovada recebe a missão de fazer o projeto deslanchar.

Já sobre sua saída, o próprio Kovacs disse em entrevista que após três anos à frente da Mozilla, deseja partir para algo mais comercial. Então boa sorte à ele, e vamos ver o que vem por aí com o Firefox OS, com o qual tenho muita curiosidade.

Fonte: TC.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários