Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Conjunção Astral convence NASA a romper contato com a Curiosity

Conjunção Astral convence NASA a romper contato com a Curiosity

Curiosity ficará sem contato com a NASA por algumas semanas: os búzios dizem que a culpa é do Astro Rei.

11 anos atrás

mapa

As previsões não são boas para comunicações de longa distância, ainda mais com nativos de Libra, como a Terra e Sagitário com ascendente em Aquário, como a Curiosity. A conjunção vindoura Marte-Sol também prevê discussões, brigas, problemas de comunicação, e para evitar stress desnecessário a NASA achou melhor manter distância da sonda-robô e--- OK, brincadeira. Isso aqui não é o BR-Linux, não acreditamos em bruxos. 😉

A conjunção, entretanto, é real, e afetará todas as sondas, robôs e satélites em Marte, mas CALMA, está tudo sob controle. Foi tudo previsto por uma ciência chamada astroNOMIA.

O caso é que a cada dois anos Terra e Marte ficam em pontos opostos do Sistema Solar, com o Sol no meio, por algumas semanas. Com isso se torna impossível receber e transmitir sinais de rádio. Querer que uma transmissão de alguns watts sobreviva a uma viagem pelo núcleo de uma estrela é forçar a amizade. Veja o vídeo:

Durante esse tempo evita-se enviar comandos, pois as chances das sondas receberem é mínima, e a certeza de que chegarão cheios de erros é total. Então os engenheiros programam tarefas para várias semanas, distribuem os dados entre os equipamentos com mais capacidade (é uma zona, um satélite guarda dados de um robô menor, outro satélite tira menos fotos para liberar espaço para fotos panorâmicas da Curiosity, e por aí vai. Parece você, seu mão de vaca, gerenciando espaço no HD pra instalar o Tomb Raider).

A melhor parte dessas conjunções é que para boa parte da equipe significam FÉRIAS, de consciência limpa. Só fica o Wollowitz tomando conta dos sistemas automáticos, afinal o que poderia dar errado?

A idéia é que de 9 a 26 de abril nada seja enviado e só telemetria básica seja (com muita sorte) recebida, mas as sondas estão cientes e não entrarão em pânico ao não ouvirem de nós por todo esse tempo.

A parte ruim é que ficaremos sem os excelentes twits do Sarcastic Rover.

rover

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários