Meio Bit » Arquivo » Internet » Ganhe um Audi, compartilhe esta imagem

Ganhe um Audi, compartilhe esta imagem

Saiba mais sobre o Concurso Cultural do Audi A3 que está rolando no Facebook.

11 anos atrás

Quem tem Facebook, já deve ter visto algum amigo compartilhando a imagem do “Ganhe um Audi” ou então do “Consórcio Mercedes Benz”. Apesar desse último não ser um sorteio falso, como é o caso do “Ganhe um Audi”, os dois possuem um “termos e condições” bem interessante. Aquela parte que a gente não lê, que fica ali no rodapé ou que “incomoda” a gente quando tentamos nos cadastrar em um determinado local. Eu já havia explicado um pouco sobre os leads em um artigo anterior, não imaginava que essa prática chegaria tão rápido no Brasil (se bem que ela é bem antiga no exterior).

Modelo 3D do Audi

Modelo 3D do Audi

A empresa responsável por esse “serviço” é chamada Baratix Marketing do Brasil Ltda, e fica localizada em São Paulo. Tudo indica que ela fique localizada em um edifício residencial, pois pelo que vi no Google Maps, só existem edifícios residenciais na área. “Este serviço é efetuado através de vários websites pertencentes à empresa”. O sorteio do Audi é realizado pela empresa Planet49 Geração Mundial de Leads Ltda. Geração Mundial de Leads. E nesse caso, você está fornecendo os seus dados mais importantes: nome, e-mail, CPF, data de nascimento, além do seu endereço completo e telefone.

A pergunta sobre o sorteio é: será que ele vai rolar? Bom, no rodapé do site temos um dado bem interessante e nesse caso não são os termos e condições. Mas sim a data limite de inscrição: à meia-noite do dia 31/12/2015. Ou seja, ele pode até rolar, mas só em 2015, quando o Audi sorteado já tiver obsoleto e eles alegarem alguma coisa para não sortearem (se a Coreia do Norte não acabar com o mundo antes disso).

Ganhe um iPad <3

Ganhe um iPad <3

Outros sites da empresa (Planet49) incluem um para ganhar um iPhone, um iPad e um vale compras de mil reais. E o melhor de tudo? O tal concurso cultural não se trata de um sorteio, mas de um ranking das pessoas que se “cadastrem mais rapidamente”, disponível para o público acessar. Ou seja, você só ganha se preencher os dados rapidamente. “A concessão do prêmio será garantida àquele usuário que mais rapidamente inserir suas informações nos campos indicados.” E completam:

No caso de ocorrer o empate, ou seja, se dois ou mais usuários obterem o mesmo tempo de registro, será utilizado como desempate o critério da data de participação, assim, quem se registrou primeiro será o ganhador.

Resumindo, se eu me cadastrei no primeiro dia do sorteio, em dois segundos e você se cadastrou no último dia do sorteio, com o mesmo tempo, quem ganhará o maravilhoso Audi será eu, por que eu fui o primeiro. Exceto que eu me cadastrei usando os dados de Josefina, meu nome de guerra.

Voltando ao “Consórcios Chevrolet” da Baratix (nome bonito), os termos e condições dessa empresa são um pouco mais explícitos e exibem exatamente o que eu imaginava.

O Subscritor manifesta que conhece e é consciente de que os dados que fornece (a seguir “Informação de Registo”) irão ser incorporados em um ficheiro automatizado ou num tratamento de dados de caráter pessoal. […] o direito de dar a conhecer a empresas terceiras determinada informação de Registo sobre o Subscritor e a sua condição de utilizador do Serviço

Ou seja, seus dados serão parte de um banco de dados da empresa, podendo ser inclusive vendidos para terceiras. Como é explicado acima e nessa frase: "O Subscritor autoriza a Baratix Marketing do Brasil Ltda a conservar e utilizar os dados do Subscritor para lhe serem oferecidos outros serviços e produtos".

A empresa por trás da Baratix é uma portuguesa chamada Adclick: Digital Marketing. E a função principal dela é: geração de leads. Ou seja, você acaba de se tornar um lead. O custo médio de um lead é 1,5 euro (o valor foi obtido no PDF da Addclick). Levando em conta que a página tem 6.226 likes e a postagem tem 46 compartilhamentos e 403 likes, vamos estimar que pelo menos, 300 pessoas se cadastraram no site, isso geral 450 euros em propaganda gratuita para a empresa. Obviamente se os 6.226 likes se registraram o número é de quase 10 mil euros. Através de outros perfis, podemos perceber que o número já chegou a 168 mil compartilhamentos, obviamente o montante de leads é bem maior do que eu pensava.

Eu fui inventar de pesquisar sobre o domínio no Registro.br e, pasmem, o dono é responsável por uma lista de 150 páginas de domínios. Veja com os seus próprios olhos. A empresa é responsável pela venda de domínios .com.br para estrangeiros, pelo preço de US$115, mas creio que não há ligação entre a LatinTLD com a Baratix ou a Adclick. Fazendo uma pesquisa, o IP reverso mostra que a empresa é dona de diversos domínios de ofertas similares: “ganhe um iPad 2” na Alemanha, “ganhe um carro” na Austrália e diversas outras.

Ou seja, tudo não passa apenas de uma campanha de marketing black hat, que gera dinheiro e resultados, da mesma forma que black hat SEO gera. Sempre haverá demanda para esse tipo obscuro de marketing, como haverá de SEO e de qualquer outra prática (inclusive para “Ganhar Dinheiro na Internet”).

relacionados


Comentários