Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Impressora 3D devolve vida a homem que perdeu metade do rosto

Impressora 3D devolve vida a homem que perdeu metade do rosto

O futuro é agora: médico usa impressora 3D e cria prótese para britânico que perdeu metade do rosto após um câncer agressivo.

11 anos atrás

Eric Moger e a prótese

Eric Moger, 60 anos, pode dizer que viu o inferno. Gerente de um restaurante e residente em Essex, Reino Unido, ele estava planejando seu casamento há quatro anos atrás, quando num exame médicos descobriram um tumor maligno do tamanho de uma bola de tênis no lado esquerdo de seu rosto. Pior: ele era agressivo, e o mataria se não agissem rápido.

Após uma cirurgia de emergência, Eric foi salvo, mas a um preço terrível: o câncer foi removido e, com ele, quase todo o lado esquerdo de sua face, incluindo o olho, parte do osso da bochecha e boa parte da mandíbula, restando no lugar uma cratera que deixava sua língua e fossas nasais à mostra. O resultado pode ser visto aqui (NSFW, cuidado, a imagem é FORTE).

Agora, após anos de sofrimento, um dentista britânico usou uma impressora 3D e criou uma prótese para reconstruir o rosto de Moger - e sua vida.

Andrew Dawood é um cirurgião dentista especializado em próteses. Desde 2011 ele reproduz a mandíbula de seus pacientes em 3D de modo a praticar seus procedimentos. Moger foi indicado a ele pelo dr. Nicholas Kalavresos, cirurgião do Hospital Universitário de Londres responsável por salvar sua vida - apesar de destruir seu rosto no processo.

A princípio, plástico cirúrgico não adiantou devido ao tratamento de quimio e radioterapia a que Moger era submetido. A solução foi apelar para escaneamento facail e tomografia computadorizada, de modo a criar um modelo 3D do crânio do paciente, e desenvolver um suporte de titânio para substituir o osso facial removido. Foi fixado ao suporte um molde de plástico na parte de cima de sua boca, de modo que Moger possa se alimentar sem depender de um tubo.

O acabamento foi feito com uma máscara de silicone feita a partir de um molde de nylon do lado direito de seu rosto, que é fixada por magnetos e Moger pode tirá-la quando vai dormir ou tomar banho.

O resultado? Eric Moger descreve:

"Antes, eu costumava ter que segurar minha mandíbula com a mão para manter o rosto parado enquanto falava, e toda vez que eu bebia alguma coisa o líquido escorria pelo meu rosto. A primeira vez que bebi um copo d'água enquanto usava a prótese, nada escorreu. Foi incrível."

Verdade seja dita: impressão 3D é fantástico. Volta e meia esbarramos em projetos de ciência e medicina que justificam o alto custo de equipamentos e insumos. O problema é que toda vez que o assunto é abordado e alguém aponta os problemas da tecnologia por ainda estar no berço, vem alguém com foice e martelo na mão clamando que ela vai arrasar o capitalismo e todo mundo vai poder imprimir o que quiser em casa. Não é bem por aí. A longo prazo a impressão 3D vai sim se popularizar, mas pelo menos por enquanto não é para o bico da maioria das pessoas; as impressoras 3D precisam de matéria-prima cara e não são a sacolinha do Gato Félix ou o bolso 4D do Doraemon (escolha seu felino favorito) para tirar produtos do nada.

Mas nada disso importa para Eric Moger. Ele recuperou seu rosto, sua auto-estima e sua vida: está de casamento marcado. Ele e Karen Hunger, sua noiva, agradecem pelo milagre alcançado. Um milagre chamado ciência.

Eric Moger e Karen Hunger

Fonte: The Sydney Morning Herald.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários