Soyuz bate recorde e chega na ISS em apenas 6 horas

ludicrousspeed

Na noite do dia 28 Uma Soyuz decolou do Cazaquistão levando 3 tripulantes para a Estação Espacial Internacional, mas dessa vez foram especialmente sortudos. Normalmente uma viagem dessas significa menos de 10 minutos até entrar em órbita, e dois dias de manobras, só no sapatinho, para equacionar velocidade, direção, proximidade com a Estação.

Dois dias. Assim:

soyuz-da.photoblog900

Aí você pergunta: dois dias assim? Como eles fazem? Eu respondo: lembra quando perguntaram a mesma coisa pro Homem de Ferro? Pois é. Faz na armadura.

Por isso a nova técnica é interessante. Em vez de 48 horas de terror a bordo, eles regulam o lançamento para uma hora em que a Estação Espacial esteja passando por cima do Cosmódromo de Baykonur.

A nave Soyuz ganhou upgrades de navegação e propulsão, permitindo manobras mais precisas, o que também ajuda a diminuir o tempo para equilibrarem a velocidade com a da Estação. O que não é nada simples. A ISS orbita a 27.743,8 km/h. Um erro de 1% significa que você vai se escacetar na estação a 277 km/h. Mesmo assim resolveram tudo em 4 órbitas.

Isso é muito transformar o Espaço no nosso quintal. O sujeito acorda, sobe num foguete e antes do lanche da tarde está numa estação espacial orbitando o planeta. Há que se admirar o design da Soyuz, uma nave pé-de-boi projetada nos anos 60 com um histórico de segurança invejável. É um Fusca Espacial, no melhor sentido do termo.

Aqui os minutos finais do acoplamento do dia 28. Notem que os russos não se preocuparam com upgrade de câmeras e interfaces. Pra quê? Tá funcionando, não mexe.

NASA Johnson — Fast-Tracked Soyuz Docks to Station

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples