Home » Hardware » O Apocalipse Robótico virá por terra, ar e agora, também pelo mar

O Apocalipse Robótico virá por terra, ar e agora, também pelo mar

Pesquisadores da Virginia Tech desenvolvem drone marinho que imita o sistema de propulsão (e aparência) de uma água-viva.

6 anos e meio atrás

jellyfish-drone

Essa coisinha bonitinha da foto acima parece uma água-viva, certo? Se você estivesse a bordo de um submarino nuclear também pensaria isso. O problema é que você estaria redondamente enganado: isso aí é um robô-espião, que está sendo desenvolvido pelo pessoal da Virginia Tech para pesquisa submarina.

Com um diâmetro de cerca de 1,70 m e peso de 77 kg, o Cyro (nome bem fofo para um drone que vai nos matar horrivelmente, quando a SkyNet assumir o controle) é o resultado de cinco anos de pesquisa do Departamento de Pesquisa Naval da Virginia Tech possui oito patinhas acopladas ao seu chassi, moldadas para imitar o que a natureza levou bilhões de anos para aprimorar: o sistema de propulsão de uma água-viva. Coberta com silicone para imitar o animal marinho, de longe passaria despercebido a olho nu, e se um radar pegasse poderia ser facilmente classificado como falso positivo. Segundo Alex Villanueva, um dos alunos trabalhando no drone, "imitar um animal local permite que você explore muito mais".

Mais: o Cyro é completamente autônomo; equipe-o, jogue na água e esqueça. Seus sensores e software farão o resto, enquanto o pessoal em terra monitorará suas atividades. Claro, ainda é um propótipo que não conseguiu imitar com perfeição os movimentos, mas estão no caminho certo.

O Cyro está sendo desenvolvido para pesquisa oceanográfica civil, mas eu quero ser um mico se a marinha americana não está de olho.

Fonte: Wired

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários