Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Apple iWork 08: o alvo é o consumidor geral

Apple iWork 08: o alvo é o consumidor geral

17 anos atrás

Walt Mossberg, o jornalista de tecnologia mais senior do Wall Street Journal, escreveu hoje uma coluna comparando o recém-lançado iWork 08, da Apple, com o Microsoft Office 2007. A conclusão dele é que o iWork ainda deixa muito a desejar para quem quer algo mais "business".

Eu concordo com esta análise. Para quem quer escrever cartas, trabalhos de escola, etc, o iWork é mais do que suficiente, usando o aplicativo Pages. O mesmo vale para o aplicativo de planilhas Numbers. Ambos são orientados para consumidores gerais, que não precisam da sofisticação de um pacote mais complexo como o MS Office. O preço também mostra isso, custando US$79 contra mais de US$400 que um pacote Office custa nos EUA, portanto são produtos para mercados diferentes.

Na minha opinião, a estrela do iWork é o Keynote, que é capaz de gerar apresentações fantásticas, com efeitos agradáveis e muito mais avançados do que os disponíveis no Powerpoint. Mas ao experimentar o Keynote, caí no velho problema que muitos de nós enfrentamos: usar um aplicativo como o Keynote funciona bem quando somente eu vou usar os arquivos gerados, porém fica bem complicado compartilhar os arquivos, já que pouquissimas pessoas o usam. Cenário típico: eu faço minha apresentação, meu professor quer ver.... ele não vai conseguir abrir o arquivo, já que não usa o Keynote (e não faz idéia do que possa ser). É difícil competir com um "padrão" já estabelecido, como os formatos do MS Office.

relacionados


Comentários