Shadowrun Returns e as problemáticas campanhas via Kickstarter

shadowrun-returns-14.03.13

Os fãs da série Shadowrun certamente ficaram muito empolgados ao saber que uma campanha iniciada no Kickstarter para financiar um novo jogo havia sido bem sucedida e quase um ano após o seu encerramento, o responsável pelo estúdio que fará o game, Jordan Weisman, revelou que todo o dinheiro obtido por eles chegou ao fim.

Nossa esperança é de que haja muito mais pessoas interessadas no jogo do que apenas as 37 mil que investiram no Kickstarter, porque se isso não acontecer, perderemos a aposta. Nós gastamos cada centavo e até mais do que eles nos deram para fazer o jogo; não ganhamos nenhum dinheiro.

Ou seja, a esperança do pessoal da Hairbrained Schemes é de que o lucro venha das vendas realizadas após o lançamento do Shadowrun Returns, mas o que realmente chamou minha atenção nessa história é o fato de que a campanha conseguiu pouco mais de 1,83 milhão de dólares, um valor, muito, mas muito superior aos US$ 400.000 da meta. É verdade que após descontarem as taxas cobradas pelo Paypal e pela Amazon, além do custo de produção dos itens que seriam enviados para alguns investidores, o estúdio teria ficado com apenas 1,2 milhão, mas ainda assim é muito mais do que eles almejavam.

Talvez eu esteja enganado, mas acho que este é mais um ótimo exemplo de pessoas que não elaboraram um bom plano para sua campanha no Kickstarter e embora aparentemente não exista o risco do jogo não sair, a flta de dinheiro poderia muito bem ter resultado nisso, mesmo com um valor arrecado tão superior ao pedido inicialmente.

E para aumentar ainda mais a dúvida sobre este modelo de financiamento, um analista de mercado afirma que a moda de usar o Kickstarter pode estar passando e que o número de projetos que tentam a sorte por lá está caindo, assim como os valores investidos pelos usuários. Pelo jeito os estúdios menores terão que encontrar outra forma de financiar suas criações e espero que no mínimo eles tenham mais certeza de quanto gastarão para terminar seus jogos.

[via GamesIndustry]

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples