Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Uma escultura cinética que não se move, e é genial

Uma escultura cinética que não se move, e é genial

Engrenagens podem explodir sua mente? Dê uma olhada no que a máquina de concreto do artista Arthur Ganson é capaz de fazer: ela é uma escultura cinética!

11 anos atrás

medievalgear

Uma das coisas que associamos com passado arcaico são engrenagens. Lembramos de máquinas a vapor, Revolução industrial, calculadoras antigas. Se eu colar uma engrenagem na testa da guria e vender como Luciana Vendramini Steampunk, vai ter quem compre (ok, eu compraria).

Só que engrenagens não têm nada de antiquadas, elas são essenciais no mundo moderno, quando é preciso gerenciar força mecânica. Temos engrenagens na Máquina de Anticítera (aka Antikythera) e na Curiosity.

A impressão de que são algo obsoleto, junto da familiaridade, estando em todo canto, faz com que não achemos que são grande coisa, mas engrenagens podem explodir sua mente, como demonstrou o artista Arthur Ganson.

Normalmente não dou bola para “esculturas cinéticas”, são umas bobagens que tocam sinos, e outras aporrinholas, mas essa “Máquina com Concreto” é ciência pura.

Ele pegou um motor girando a 200 RPM e acoplou a uma engrenagem. Essa engrenagem se conecta a uma engrenagem de redução na razão 1/50, ou seja: para cada 50 voltas que o rotor dá, a engrenagem de redução dá uma volta.

Só que ela não está sozinha. No total são 12 conjuntos de redução, cada um diminuindo a rotação do conjunto em 1/50. A redução total é de (1/50)¹².

A última engrenagem está cumbada em um bloco de concreto, mas o conjunto todo, em teoria é uma máquina móvel. A diferença é o tempo: dada a redução da velocidade de giro, a última engrenagem completará uma volta em DOIS TRILHÕES DE ANOS.

Isso mesmo. Essa máquina teria que existir muito além da vida estimada do Universo para executar uma rotação. Isso tudo por causa de algumas obsoletas engrenagens.

Mais ainda: Como o torque aumenta na razão 50/1, a última engrenagem girará com uma força inimaginável, destroçando a máquina e o bloco de concreto. Duvida? É só ter paciência…

Aqui um vídeo da máquina em ação!


Machine with Concrete - Arthur Ganson

Fonte: Makezine.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários