Meio Bit » Arquivo » Indústria » Novo sistema operacional para carros

Novo sistema operacional para carros

17 anos atrás

meiobit-kitt.jpg

Um consórcio de 10 fabricantes de carros, patrocinados pelo governo japonês vai receber um financiamento para desenvolver um sistema operacional comum, que será utilizado para integrar toda a eletrônica embarcada, de CD Players ao controle de injeção eletrônica e o capacitor de fluxo, dependendo do modelo.

Um aporte inicial de 8.4 milhões de dólares dará início ao projeto, em 2008. A idéia é ter um protótipo no final de 2009 e chegar ao mercado em 5 ou 10 anos.

O mercado mundial de sistemas operacionais embarcados é dominado (70%) pelo OSEK-VDX (Open Systems and their interfaces for the Electronics in Motor vehicles) , desenvolvido por um consórcio liderado pela Bosch. Desenvolvido como um sistema operacional real time, o OSEK roda até em microcontroladores de 8 bits, embora seja um produto bem complexo, em sua versão 2.2.3.

Para quem tem tempo e dinheiro sobrando, há o OPEN OSEK, uma implementação open-source (LGPL) baseada nas especificações disponíveis no site da OSEK-VDX. Quem quiser adaptar aquela piadinha "se carros fossem como sistemas operacionais", fique à vontade.

A iniciativa japonesa não é nenhum arroubo nacionalista, é uma questão de necessidade. O OSEK foi fundado em 1993, a eletrônica embarcada na época era mínima. Hoje em dia alguns modelos de automóveis apresentam mais de 100 dispositivos eletrônicos diferentes. Todos devem ser comunicar, o funcionamento de um é dependente do outro, e as técnicas de scheduling que funcionavam nos anos 90 não são suficientes para os requisitos de hoje. A BMW, a DaimlerChrysler e outros também estão trabalhando em um projeto semelhante, com protótipo previsto para 2008.

Fonte: Daily Yomiuri

relacionados


Comentários