Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Londres em 320 gigapixels

Londres em 320 gigapixels

11 anos atrás

Quando as primeiras fotos panorâmicas em gigapixels apareceram a coisa foi bem divertida. Pessoas que gastam meses de sua vida para produzir fotos impressionantes dos locais mais bacanas da terra. Como mais e mais produções foram aparecendo acabei pensando que isso se tornaria uma prática sem muitos atrativos no futuro, mas acabei me enganando. Todas as fotos chamadas de gigapixels possuem a mesma metodologia, mas cada uma tem o poder de impressionar o observador.

Agora, a mais nova produção se tornou um recorde mundial. Os malucos do site 360 cities decidiram que era necessário fazer a maior foto do mundo em formato panorâmico. Decidiram que essa foto seria em Londres e o local escolhido para a brincadeira foi o topo da London's British Telecom Tower onde, durante quatro dias frios de 2012, as fotos foram feitas. No total temos 48.640 fotos que foram capturadas com 4 câmeras Canon EOS 7D com a lente EF 400mm f/2.8 L, usando um teleconversor de 2x e uma cabeça robótica Rodeon VR Head ST para o correto ângulo da captura. As imagens em RAW foram processadas por várias semanas utilizando o Celsius R920 (Fujitsu) uma estação de trabalho com 256GB de memória RAM e 16 núcleos de 3,1 GHz, utilizando o software Autopano Giga.

O resultado foi mais um recorde mundial com uma imagem de 320 gigapixels e uma nitidez e riqueza de detalhes impressionante.  Para se ter uma ideia da monstruosidade da coisa, se a imagem for impressa em papel com qualidade fotográfica (300ppi) teremos uma fotografia com 98x24m. Isso não é pouca coisa.

Para ver a imagem e passear pelas ruas de Londres é só acessar a página do projeto e brincar com o mouse sobre a montagem.

londres_gigapixel

Fonte: Dpreview

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários