Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Orson Welles agradece a homenagem mas não houve Meteoro em São Francisco

Orson Welles agradece a homenagem mas não houve Meteoro em São Francisco

11 anos atrás

Em 1938 um jovem e promissor ator chamado Orson Welles adaptou para o rádio o romance de ficção científica Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, que narrava a invasão de Londres por marcianos.

Welles transformou a história em um rádiodrama contando através de boletins de notícias a queda de um meteorito em Grover’s Mill Nova Jersey. Mesmo no começo de cada bloco o locutor avisando que era uma dramatização, muita gente ficou preocupada, chamaram polícia, etc.

Não houve pânico generalizado, como as lendas costumam contar, mas futuras adaptações tiveram problemas. No Equador, em 1949 a população ficou tão revoltada que botou fogo na estação de rádio. deixando 6 mortos.

Quedas de luz no horário da transmissão de Welles, e jornais atrás de notícias exageraram tanto o pânico que não existiu que em um mês 12.500 artigos pelo mundo haviam sido publicados pelo caso. Até Hitler comentou o caso.

Hoje estamos presenciando algo parecido. Jack Noyes, repórter de uma afiliada da NBC postou o seguinte twitter, 1h atrás:

meteorozao1

Ele fala de RELATOS de luzes de meteoros sendo vistas na área da Baía de São Francisco. Ele não testemunhou, repassou algo que, uma busca mais aprofundada demostra, são twits sem nenhuma prova documental.

 

Em seguida, igual a 1938, a informação começou a se espalhar. Se tornou “legítima” ao ser publicada em uma página da NBC, mas não trazia NENHUMA informação além das do Twitter original do Jack. Todo mundo começou a repassar, mas uma hora depois, nada de imagens. Cadê as cãmeras de painel em São Francisco? E os iPhones? É a cidade mais gay da América, pô!

Aí começaram a surgir imagens, como esta:

meteorofake

e esta:

meteoromaisfakeainda

Problema: A primeira imagem é de um meteoro de 2009, a segunda? Outubro de 2012.

Agora surgiu um vídeo:

Problema: A imagem além de extremamente nítida, mostra um meteoro MUITO rápido, e das duas uma: Ou você está rápido ou está alto, e se está baixo, vai soltar fragmentos. Compare com um vídeo real, gravado no começo do ano passado, pela câmera de um carro de polícia:

Em conclusão: NÃO SE SABE se realmente foi visto um meteoro em São Francisco ou se é um caso clássico de histeria coletiva. Só sei que em uma das cidades mais antenadas do mundo tudo que se tem de um fenômeno desses é um vídeo de veracidade duvidosa e duas fotos comprovadamente falsas.

Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias, Estamos no aguardo.

relacionados


Comentários