Baixe aqui! Photoshop! Original, liberado — não é pirata*

box_and_disk1

A oportunidade veio através do Museu da História da Computação,  que conseguiu a liberação oficial da Adobe. Visitando esta página você tem acesso a uma cópia do Photoshop original, literalmente.

Original por ser o Photoshop 1.0, lançado em 1989, rodando na Máquina de Anticítera (aka Antikythera), ou seja lá o que era hardware de ponta naquela época. Ah sim, o link oferecido traz o código-fonte, então você ainda tem que compilar para rodar em seu Jurassic Mac.

O pacote contém 128 mil linhas de programação. 75% Pascal, 15% Assembler 68000, o resto dados.

Pode não ser ideal para um designer moderno, mas para um programador é uma oportunidade rara: Poder estudar um dos softwares icônicos da História da Informática, aprender como conseguiam fazer tanto com tão pouco.

Pensando bem seria até um bom projeto de fim de semana montar um emulador e tentar compilar esse bicho.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples