83% dos médicos são cegos

goriladomal

É verdade, mas calma, é a chamada “Cegueira não-intencional”, um fenômeno neurológico bem interessante. Façamos uma analogia: Imagine que você tem que programar um robô para fazer reconhecimento de imagem, mais especificamente pessoas.

Como sua capacidade de processamento é limitada, você programa o sistema para fazer uma varredura primária, selecionando objetos e descartando tudo que não seja relativamente parecido com uma pessoa. Assim você capta a imagem mas ignora o que não quer ver.

A chamada cegueira não-intencional ocorre quando estamos prestando atenção a uma cena e temos uma idéia bem clara do que “queremos” ver. isso é essencial para filtrarmos ruído, por isso não prestamos atenção a outdoors e carros na contramão quando dirigimos.

Um exemplo clássico é a imagem acima, uma radiografia de pulmões usada como teste na Faculdade de Medicina de Harvard. Ela é apresentada a estudantes de radiologia, e dizem para procurarem por sinais de câncer. Nada menos que 83% dos testados não percebe o gorila na imagem.

Não é que sejam burros ou cegos, eles apenas estão procurando por câncer ou outro tipo de alteração fisiológica, NÃO um gorila. O cérebro detecta a imagem e simplesmente a apaga, para não atrapalhar a busca. Um outro exemplo de teste é este abaixo: Acompanhe e conte quantas vezes a bola é passada pro sujeito todo de branco:

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Confesse, você não viu o gorila também, né?

Nota: Isso não tem NADA a ver com aquela papagaiada dos nativos americanos não conseguirem ver os navios de Colombo por não entenderem a tecnologia. Isso é uma afirmação idiota de um filme idiota. A cegueira não-intencional é um fenômeno real, NORMAL  apenas mais uma das gambiarras evolucionárias que criamos para poder descer das árvores e dominar o mundo.

Fonte: NPR

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples